O Prêmio Abracopel de Jornalismo já representa um diferencial importante na conscientização da população sobre os riscos com eletricidade. 85a2p
Criado em 2007, com a intenção de estimular os profissionais de mídia a pautarem matérias que tivessem como foco a eletricidade segura, o Prêmio Abracopel de Jornalismo já pode ser considerado um diferencial importante e positivo no que se refere à divulgação de matérias, pelas diversas mídias, com o tema segurança com eletricidade.
Em sua 1ª edição, ainda sem a certeza de que ‘vingaria’, o prêmio já recebia 36 inscrições de gigantes como Jornal Nacional (Rede Globo), Rádio Record de São Paulo e Jornal Zero Hora de Porto Alegre. Animados com a repercussão da 1ª edição, a Abracopel começou a divulgar efetivamente o prêmio entre os profissionais do meio.Veja algumas fotos desta 1.a edição:
Na 2ª edição, em 2008, a cerimônia foi feita nas dependências do Centro Cultural SP, CENESP no bairro da Bela Vista. A mestre de cerimônia foi nossa gerente executiva, jornalista Meire Biudes. Tivemos 82 inscritos com mídias como: Folha de SP, Gazeta do Paraná, Rádio WEB e várias filiais da Rede Globo como a RBS (Santa Catarina) e RPC (Paraná), além da filial do SBT no Rio Grande do Sul.
Veja algumas imagens da 2.a edição:
Em 2009, realizamos o 3.o Prêmio, novamente no CENESP, que já repercutia entre os meios de comunicação, tanto que as inscrições vieram das mais variadas mídias e de diversas partes do país com destaque para a Gazeta do povo – PR, o Jornal do SBT – Nacional, a EPTV – SP, o Bom dia Brasil – Globo, e a Radio Central – Goiânia. Foram 56 inscritos.
Vejam as imagens desta 3.a premiação:
Em 2010, a 4.a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo ganhou uma fantástica parceria com o Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre. Assim, foi criado um prêmio especial que tornou o prêmio de jornalismo ainda mais significativo, chamado de Prêmio Especial Programa Casa Segura e premiando as matérias inscritas no Prêmio de Jornalismo, mas que tivessem foco em instalações elétricas residenciais, este prêmio já nascia especial. Nesta 1.a edição, a vencedora foi a jornalista mineira Júnia Letícia, que concorreu na categoria Jornal do Prêmio de Jornalismo, sendo também vencedora. Na quarta edição tivemos a honra de ter como mestre de cerimônia, o grande jornalista Heródoto Barbero. Foram 57 inscritos na 4.a edição.
Veja algumas imagens da 4.a edição:
A 5ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e a 2ª edição do Prêmio Especial Programa Casa Segura recebeu 70 inscrições que vieram novamente de todo o país. Mídias importantes se fizeram presentes como os programas matinais da Rede Globo e Record, Mais Você e Hoje em dia, respectivamente, além do Programa jornalístico da manhã na Paraíba, veiculado pela TV Correio – afiliada da Record. Além dos Jornais Estado de Minas, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, e da Rádio Câmara, de Brasília. O evento aconteceu nas dependências do auditório principal do Centro Itaú Cultural e a apresentação de três ONGs emocionaram muito os presentes ao evento. Além disso, o Corpo de Bombeiros do Estado de SP foi homenageado.
Veja algumas imagens da 5.a edição:
Em 2012, a 6ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e a 3ª edição do Prêmio Especial Programa Casa Segura aconteceu nas dependências do Instituto de Engenharia de São Paulo, tendo como Mestre de cerimônia a jornalista Patricia Vasconcelos. Novamente, grandes mídias se fizeram presentes entre os inscritos e finalistas como o Programa Bem Estar, da Rede Globo e o Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão e o Programa da TV Correio da Paraíba, afiliada da Rede Record; além das rádios BandNews e Rádio Web. Na cerimônia de premiação, tivemos a apresentação das ONGs Futurong e Kibonoiê que emocionaram os presentes com suas performances. Foram 74 inscritos na edição de 2012.
Em 2013, na 7ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e a 4ª edição do Prêmio Especial Programa Casa Segura trouxe um marco na história, foi a edição com o maior número de inscrições, contabilizando 163 inscrições nas 6 categorias. Tendo como mestre de cerimônia a jornalista Mariana Kotscho e já sendo tradicional entre os profissionais, contou com várias mídias de vários locais e tamanhos como O Estado de Minas, Agência Radioweb, TV Correio da Paraíba (Record). A premiação contou com uma novidade, foi a escolha do Engenheiro Hilton Moreno para representar o Destaque Abracopel do ano de 2013, dando início a um reconhecimento pela incansável luta pela segurança com a eletricidade.
Vejam algumas imagens da 7.a edição:
Em 2014, a 8.a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e 5.a do Prêmio Especial Programa Casa Segura aconteceu nas dependências do Instituto Itau Cultural. A Mestre de cerimônia foi a jornalista Rosana Jatobá. O Destaque da Segurança foi ofertado a uma entidade, o INMETRO. Na ocasião a diretoria da Abracopel homenageou seu 1.o presidente, idealizador e fundaor – bemcomo atual diretor executivo, Eng. Edson Martinho. Dentre os vencedores, Portal G1, Diário de Pernambuco, Revista Arquitetura e Construção, TV Brasil, dentre outros. o vencedor do Casa Segura foi a Rede Globo, Programa SPTV com a jornalista Bruna Vieira. Também aconteceu o lançamento de uma nova premiação, o Prêmio Eletricidade Segura para Todos que premiava as boas práticas das empresas em segurança com a eletricidade; o vencedor foi o jornalista da TV TEM (Globo Itapetininga-SP), Carlos Alberto Soares.
Vejam as imagens desta 8.a edição:
Em 2015, a 9.a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo, 6.a do Prêmio Especial Programa Casa Segura e 2.a edição do Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos aconteceu no Instituto de Engenharia de São Paulo, tendo como Mestre de cerimônia, a jornalista Mariana Kotscho. Com 11 categorias e 235 inscrições, a premiação contou com mídias finalistas de grande renome como Jornal A Tarde (Bahia), Portal G1, Revista Lumiêre, Rádio Jovem Pan e a TV TEM (Globo interior SP). As homenagens saíram para o PROCOBRE – Instituto Brasileiro do Cobre e para o Eng. Luiz Tomiyoshi. O Casa Segura saiu para a jornalista Luciana Freitas da Lumière e Eletricidade Segura para Todos saiu para Wagner de Melo, do Jornal Gazeta de Alagoas.
Em 2016, a 10.a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo, 7.o Prêmio Especial Programa Casa Segura e 3.o Prêmio Especial Eletricidade Segura para Todos, aconteceu em 2016 nas dependências da AES Eletropaulo e teve como mestre de cerimônia a jornalista Mariana Kotscho. A 10.a edição trouxe um recorde absoluto: 325 inscrições nas 11 categorias. Mídias como Revista Crescer, Portal Metrópole, UOL, Jornais regionais como Jornal da Paraíba, Meio Norte (AM), EBC(DF), Rádio Câmara, CBN, Rede Globo (Fantástico), Record News, Rede Bandeirantes (Jornal da Band) e Rede Record (Fala Brasil).
Veja imagens desta 10.a edição:
Em 2017, 11.a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo e 8.o Prêmio Especial Programa Casa Segura. E, uma vez mais, no auditório da AES Eletropaulo, parceira e apoiadora da Abracopel, capitaneado por nossa Mestre de Cerimônia, jornalista Mariana Kotscho que, há 3 anos apresenta o evento, estivemos juntos para conhecermos os vencedores nas onze categorias: Artigo Técnico, Revista, Rádio, Internet Áudio, Texto e Vídeo, Assessoria de Imprensa, Empresarial, Fotografia, Jornal e Televisão. As mídias premiadas foram: Revista Lumière, O Setor Elétrico, Portal Mundo da Elétrica e Sala da Elétrica, Jornal de Itapetininga, as rádios CBN e Radioweb, TV Record com Balanço Geral e a TV Asa Branca (Globo de Caruaru). Vejam algumas imagens:
São 12 anos de estímulo aos profissionais de mídia a pautarem matérias que conscientizem a população para os riscos que a eletricidade oferece quando não é respeitada. E, uma vez mais, no auditório da ENEL (antiga Eletropaulo), parceira e apoiadora da Abracopel, capitaneado por nossa Mestre de Cerimônia, jornalista Mariana Kotscho que, há 5 anos apresenta o evento. As mídias finalistas nesta edição foram: Sala da Elétrica, Engehall, Portal Itapetininga, Diário da Região, as assessorias Engenharia da Comunicação , Via Pública e Expressão das Letras, Jornal A Crítica (AM) e Correio da Paraíba, as rádios Band News e Radioweb. Os programas Fala Brasil e Balanço Geral (Record).
Vejam algumas imagens:
A cerimônia de premiação da 13ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo aconteceu no dia 09 de dezembro, uma segunda-feira chuvosa em São Paulo, no auditório da ENEL-SP, parceira da Abracopel já há 4 anos. Treze anos de muita história, mais de 2.500 inscrições nas diversas categorias, mídias de grande repercussão premiadas, assim como pequenos jornais e blogs.
E esta seria a última edição sim, a diretoria tinha decidido encerrar este projeto por diversos motivos, mas o principal: o financeiro. O Anuário Estatístico de Acidentes da Abracopel tomou uma proporção muito grande e, então, resolvemos aplicar nossas forças neste projeto. Mas, quando anunciamos este encerramento, não esperávamos por tanta repercussão, muitos comentários nas redes sociais, alguns bem enfáticos, vindos de toda a parte: profissionais de mídia, empresas, colaboradores, abracopelenses, enfim, de toda parte surgia alguém dizendo: ‘Mas, como assim o prêmio vai acabar?’ ‘Pessoal, isso do prêmio acabar é brincadeira, né?’ ‘Este projeto não pode acabar! Ele é único!’
Percebemos que não era apenas nós, os abracopelenses, que enxergávamos este prêmio com carinho. Ele já vinha conquistando corações há mais de uma década. Nos reunimos novamente, e surgiu a ideia de remodelá-lo, enxugá-lo um pouco e juntarmos a premiação com o lançamento do Anuário Estatístico. Afinal, um não existe sem o outro, são os dados do Anuário que suprem as matérias das mais diversas mídias. Então, durante a cerimônia, a Mestre de Cerimônia, Milena Guirão Prado, anunciou que em 2021 esta cerimônia vai retornar, provavelmente no início do ano juntamente com o lançamento do Anuário Estatístico de 2020. E, lembrando que no lançamento do Anuário de 2019, que vai ocorrer no início de 2020, anunciaremos em detalhes o novo formato do Prêmio.
Seguindo a cerimônia, todos os finalistas foram chamados para receber sua medalha de participação e em seguida iniciou-se a premiação dos vencedores e menções honrosas.
Na categoria Artigo Técnico, o vencedor foi o Eng. Estellito Rangel Jr, com matéria publicada na Revista Potência. Na categoria Internet Áudio-Vídeo, o vencedor foi Henrique Mattede, do Mundo da Elétrica – nesta categoria tão acirrada, receberam Menção honrosa: Everton Moraes, da Sala da Elétrica e Janielle Ventura do Portal Repórter Especial. A categoria Internet Texto teve como vencedor Carlos Alberto Soares, do Portal de Itapetininga, e novamente, a disputa foi muito acirrada, receberam Menção Honrosa: Bruna Souza Cruz e Rodrigo Lara do Portal UOL e Wendell Rodrigues do Portal Repórter Especial. A seguir, a premiação mais emocionante da noite, na categoria Empresarial, a vencedora Vânia Mattozo, assessora de imprensa da CELESC. Sem perder a conta, nesta categoria Empresarial, tivemos uma menção honrosa, para Henrique da Cruz Maria, da CEMIG. Na categoria Jornal, o vencedor foi Rone Carvalho, do Jornal Diário da Cidade de São José do Rio Preto. Rone não pode comparecer e o Engenheiro Michael Moraes o representou. A seguir a categoria Fotojornalismo/Ilustração teve como vencedor, o fotógrafo Jean Carlos, do Portal Repórter Especial de Brasília, muito emocionado Jean dedicou sua vitória ao seu mentor, o jornalista Wendell Rodrigues. As menções honrosas foram para Dirceu Barros, do Semanário Itapetininga e Mara Sousa, do Jornal Diário da Região.
A categoria Assessoria de Imprensa, talvez tenha sido a categoria em que a disputa foi a mais apertada. Venceu o jornalista Henrique Frederico da Cruz Maria, da CEMIG, que disse em sua fala que este prêmio se tornou uma obsessão para ele. Acho que valeu a pena, certo Henrique? Todos os finalistas foram contemplados com a menção honrosa, são eles: Natália Fontão, da Expressão das Letras, Patrícia Stédile, da Engenharia da Comunicação, Regiane Damasceno, do Via Pública e Marcos Guaraldo da Cobrecom. Na categoria Rádio, o vencedor foi Leno Falk, da Radioweb que agradeceu muito a Abracopel por atendê-lo sempre prontamente em suas solicitações de entrevista e dados “seja a hora que for, o pessoal da Abracopel está sempre a postos para nos atender!” A categoria Revista teve como vencedora Clarice Bombana, da Revista Potência. E, finalmente, a categoria Televisão foi a última, mas não a menos concorrida, categoria que premiou o jornalista Wendell Rodrigues, do SBT de Brasília que colocou no ar uma série de 4 matérias sobre o perigo das gambiarras elétricas. Nesta categoria tivemos a menção honrosa para Guilherme Rivaroli, da RICTV (Record Paraná) e Filipe Peixoto da Rede Bandeirantes (SP).
Mas ainda restava a grande premiação da noite, o 10º Prêmio Especial Programa Casa Segura para a matéria que melhor abordou os riscos de instalações elétricas residenciais com problemas. E o grande vencedor da noite foi…. Filipe Peixoto, da Rede Bandeirantes, com a matéria ‘Crescem casos de choques e de incêndios por curto no Brasil’ exibida no Jornal da Band e também no Café com Jornal.
Veja as imagens:
A cerimônia de premiação da 14ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo foi diferente. Como dissemos, o prêmio iria terminar, mas devido aos vários pedidos de não cancelamento, resolvemos unir dois grandes projetos em um só.: o Anuário e o Prêmio. Assim, no dia 19 de março realizamos uma SUPER LIVE quando lançamos a mais recente edição do Anuário Estatístico de Acidentes de origem elétrica 2021 – ano base 2020, e também apresentamos os finalistas e vencedores da 14.a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo. Certamente, nem chegou perto das nossas premiações anteriores e presenciais que reuniam, não somente os finalistas mas toda a comunidade abracopelense em uma saudável e tão desejada aglomeração. Mas os tempos difíceis da pandemia nos obrigaram a mudar a forma de realização destes dois eventos e a LIVE foi a forma que encontramos de nos reunir on-line. Foi bacana e não menos emocionante. As mudanças basicamente foram que juntamos algumas categorias afins, assim de 11 categorias anteriormente amos para 4 categorias: MÍDIA ELETRÔNICA RÁDIO, MÍDIA ELETRÔNICA TELEVISÃO, MÍDIA IMPRESSA E DIGITAL e ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Também incluímos um Prêmio Especial novo, na verdade transformamos a categoria Artigo Técnico para um prêmio especial, homenageando uma figura ilustre do setor elétrico, o jornalista e engenheiro José Rubens Alves de Souza. Também mantivemos outra tradição do Prêmio que é a homenagem à uma entidade e uma personalidade de destaque na área da segurança do setor elétrico. Assim, em 2021 homenageamos o Eng. Duílio Moreira Leite e a QUALIFIO. Seguem alguns prints da LIVE.
VEM AÍ….
VEM AÍ….