O futuro já chegou. Estamos preparados para ele? 5k2v14

Enquanto nos encantamos com a internet das cosias (IoT), indústria 4.0, ou eletromobilidade, quando a geração fotovoltaica está nas conversas do dia a dia, no momento em que aplicativos no celular revolucionam as formas de se fazer negócios, uma dúvida paira no ar: qual o papel das instalações elétricas tradicionais e de seus profissionais? 2b4t4r

Fazer parte do futuro o nosso grande desafio.

Um futuro desafiador 3m2n4g

O futuro caminha na direção de fontes de energia renováveis e onde a presença do carbono seja reduzida. Neste cenário a energia elétrica terá um papel fundamental, devido as suas vantagens comparativas na transmissão de energia, seja para grandes distâncias, transmissão, ou em centros de consumo, distribuição. Mas independentemente de qual a fonte primária utilizada na geração de eletricidade, muitos pesquisadores afirmam, com convicção, que o futuro da humanidade será elétrico.

Esta tendência cria uma oportunidade para quem trabalha, ou pretende trabalhar, com instalações elétricas, mas, ao mesmo tempo, acarreta a preocupação sobre a segurança dessas instalações e um possível aumento de acidentes, desde os causados por carregadores de celular nas residências, até nos postos, não mais de combustíveis, mas de energia, onde recarregaremos ou substituiremos as baterias de nossos automóveis.

Prever o futuro será cada vez mais difícil, tamanha a velocidade com que a tecnologia evoluiu. Mas não é razoável supor que as instalações elétricas deixarão de existir, evoluindo em seus componentes, mas mantendo sua filosofia básica. Novos materiais, mais leves, com maior rigidez dielétrica e com recursos de comunicação surgirão, sendo as lâmpadas LED um bom exemplo de tecnologia disruptiva aplicada a área elétrica, diferentes na forma como convertem eletricidade em luz, mas utilizadas nas mesmas instalações elétricas que alimentavam as boas e velhas lâmpadas incandescentes.

Comunicação entre equipamentos, mais eficiência na utilização da eletricidade.

A caminho da mudança 5g263

Os profissionais da área elétrica deverão estar atentos às mudanças tecnológicas, mas seu grande desafio será mudar a concepção vigente no Brasil, onde a principal, senão única, preocupação é o preço! Poderemos ter, no futuro, sistemas de inteligência artificial alimentados por cabos fora de norma, ou geração de energia através de sistemas fotovoltaicos que pegam fogo porque os disjuntores na entrada do inversor solar não foram feitos para interromper curtos circuitos em corrente contínua.

Mudar a tecnologia é mais fácil do que mudar a mentalidade de quem acredita que instalações elétricas são todas iguais e não merecem muita atenção. O futuro sendo elétrico exigirá instalações elétricas mais seguras e eficientes, mas para isso seus profissionais deverão deixar as improvisações e o “jeitinho” no ado.

O futuro já chegou. 362c4n

Construir o futuro não é algo fácil. Empresas como a ABB, apoiadora da Abracopel, utilizam sua experiência centenária no desenvolvimento de novas tecnologias para tornar a eletricidade mais segura e confiável.

Esteja atualizado profissionalmente fazendo da ABB sua fonte de informações. Conheça mais em https://new.abb.com/br

Veja mais Artigos sobre a eletricidade e o futuro em Universidade Abracopel – Clique Aqui

Siga-nos
2 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

Segurança em espaços confinados 394pf

Muitos profissionais da área elétrica se preocupam apenas com os riscos elétricos, mas em seu dia a dia…
Leia Mais

Com crianças a atenção deve ser redobrada. 6f2d2m

Quem acompanha os noticiários, principalmente aqueles divulgados no nordeste do Brasil, chega a ficar impressionado com a quantidade…