Aplicação Os interruptores de segurança de parada de emergência por tração de cabo Jokab Safety da ABB foram desenhados para serem instalados em máquinas e seções de telas transportadoras que não podem ser protegidas com resguardos. 734e4v
Os interruptores de segurança de parada de emergência por tração de cabo podem iniciar a ordem de emergência a partir de qualquer ponto da instalação do cabo, e proporcionar uma proteção de parada de emergência robusta para telas transportadoras e máquinas expostas.
Os interruptores têm uma ligação mecânica positiva entre os contatos do interruptor e o cabo de aço. Além disso, os interruptores incluem monitorização da rutura do cabo.
Isto significa que, ao ocorrer um puxão ou uma rutura no cabo (perda de tensão), os contatos de segurança abrem positivamente e os contatos auxiliares fecham.
Os interruptores ficam bloqueados mecanicamente e só podem ficar em condições de funcionamento de novo premindo o botão de rearme (no próprio interruptor), em conformidade com a norma EN418 (ISO13850).
O LineStrong2 dispõe de comutação dupla em ambos os sentidos do cabo. Se alguém puxar o cabo ou se este se partir, o interruptor entra em estado seguro provocando a paragem de emergência da máquina.
Depois de um estado seguro, é necessário rearmar o LineStrong2 através do botão de rearme local. As características adicionais do LineStrong2 incluem uma paragem de emergência “normal“ que é instalada na parte lateral do interruptor, e também um indicador LED bicolor.
O LineStrong2 está equipado com um indicador da tensão do cabo para facilitar a sua instalação e ajuste.
LineStrong2: a versão básica dispõe de uma carcaça amarela de metal fundido por pressão com grau de proteção IP67.
Nível de segurança
Todos os interruptores de segurança de parada de emergência por tração de cabo Jokab Safety da ABB cumprem as normas europeias ISO13850 (EN418) e IEC/EN60947- 5-5.
Dispõem de uma ligação mecânica positiva entre os contatos do interruptor e o cabo de aço, em conformidade com a norma IEC/EN60947-5-1.
Em combinação com um relé de monitorização com canal de segurança duplo (ou um autômato de segurança), pode ser utilizado um sistema de paragem de emergência por puxão de cabo como dispositivo de paragem de emergência com monitorização até PL e, Cat. 4 de acordo com a norma EN ISO13849-1.
Configuração do sistema
Devem ser instalados olhais para apoiar o cabo em intervalos de 2, 5-3 metros ao longo de todo o cabo, e o primeiro olhal deve ser colocado a uma distância máxima de 500 mm em relação à mola de segurança ou interruptor.
É importante que os primeiros 500 mm não sejam utilizados como parte da cobertura de proteção ativa.
Os interruptores de parada de emergência são ajustados pré-tensionando o cabo através de um tensor/pente que fixa o cabo.
É possível observar a tensão adequada através do indicador de tensão na carcaça do interruptor.
Depois de estar em tensão, é possível colocar os blocos de contatos do interruptor em estado de funcionamento (contatos de segurança fechados, contatos auxiliares abertos) permindo o botão de rearme azul na cobertura do interruptor.
Para conseguir que o cabo de tração contorne o perímetro exterior da tela, e assim que possa ativar a segurança a partir de qualquer ponto, é utilizada uma polia de mudança de sentido na agem interior e exterior pelas esquinas sem danificar o cabo, permitindo assim que o cabo deslize sem nenhum obstáculo.