Começaremos este artigo com uma pergunta: você sabe o que é uma sobrecarga elétrica? 574l3k
A sobrecarga elétrica ocorre quando há um excesso de equipamentos eletrônicos conectados a uma rede elétrica ao mesmo tempo. Quando isso acontece, o disjuntor dispara, uma vez que sua função é proteger a instalação elétrica e o usuário.
Atualmente é possível observar a quantidade de equipamentos eletrônicos existentes dentro de uma casa, e convenhamos, esse número não é nada pequeno.
Se pensarmos que além dos equipamentos básicos como geladeira, fogão, chuveiro, micro-ondas e televisão ainda temos celulares, notebooks, videogames, ar-condicionado, etc imagine como sofre a instalação elétrica, não é mesmo?
Agora, coloque tudo isso dentro de uma casa onde a instalação elétrica é antiga e nunca fizeram uma atualização, já conseguiu imaginar o resultado?
Imóveis novos g1a43
Hoje em dia todos os novos imóveis devem ser entregues com a instalações elétrica já projetada para ar essa grande demanda de energia vinda dos equipamentos eletrônicos. Mas, é importante saber que mesmo com as instalações elétricas novas, ainda há vulnerabilidade no sistema. Então, fique atento!
Os primeiros sinais de sobrecarga de energia são as quedas dos disjuntores. Se perceber que eles estão caindo a todo momento, fique atento que algo pode estar muito errado na sua instalação.
Outros sinais que pedem atenção são:
- Redução da luminosidade quando se liga um equipamento de grande potência como um micro-ondas, por exemplo.
- Fios e cabos com cheiro de queimado, ressecados ou rachados.
Dados da Abracopel 4c362f
No ano de 2019, 74 pessoas morreram em incêndios iniciados por sobrecarga de energia, dentre os motivos estão a falta de manutenção das instalações elétricas, o uso excessivo de adaptadores como benjamins e extensões, a utilização de fios de má qualidade (conheça os fabricantes de fios e cabos confiáveis no site da Qualifio – www.qualifio.org.br), entre outros.
Infelizmente, ainda hoje, o pensamento de muitos é que, como estão por detrás das paredes, os fios e cabos estão “seguros”, e não há por que se preocupar. Sabemos que não é bem isso que ocorre, afinal, os fios e cabos também envelhecem e precisam de uma atualização.
Queremos deixar uma pergunta: Quando foi a última vez que você reformou a sua instalação elétrica?
Siga-nos