Raios também matam! 686vj

No último dia 28 de junho de 2021, o setor da engenharia elétrica especializada em PDA – Proteção contra Descargas Atmosféricas, fez uma homenagem às vítimas de acidente com raios, mas em especial, o ocorrido em Uganda, que resultou na morte de 18 alunos, 1 professor e feriu mais 38 pessoas em 2011. a2w2k

Este dia foi intitulado de ILSD – International Lightning Safety Day, idealizado pela Drª. Mary Ann Cooper. A Drª Mary Ann possui diversos prêmios pelo excelente trabalho que realiza ao lado de vítimas atingidas por raios, o que a fez revolucionar a segurança nesta proteção pelo mundo todo.

Um toque na consciência u343i

Dez anos se aram e um evento especial aconteceu em diversos países. Esse evento ocorreu para que a sociedade se protegesse e se conscientizasse que raios matam ou deixam sequelas graves.

Os dados da Abracopel, referentes a esse tema, foram divulgados em palestras realizadas nesse mesmo dia aqui no Brasil, onde, entre os palestrantes, estavam o Professor Dr. Hélio Sueta, do Instituto de Engenharia e Ambiente da USP e o professor da Universidade de Mato Grosso, Danilo Ferreira de Souza, que também é um dos diretores da Abracopel.

Como os dados sobre raios são coletados? 185o6v

O número de acidentes é coletado através de informações na mídia e também pelo ELAT – Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o que apresentamos abaixo em nosso Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica que pode ser baixado gratuitamente aqui (www.abracopel.informativomineiro.com/estatisticas)

Em 2020, o número parece menor quando comparado aos anos anteriores através da imagem 1, e os dados por região, imagem 2. Mas não nos esqueçamos que tivemos restrições devido à pandemia, ou seja, a circulação de pessoas foi bem menor que o habitual. 

Dados comparativos de raios entre 2013 - 2020
Imagem 1 – Dados comparativos de 2013 – 2020

 

Queda de raios por região
Imagem 2 – Número por regiões

Mas, como se proteger dos raios? 365p16

Aqui  deixamos uma “pequena lista” de como é fácil e  possível se proteger dos raios. Veja:

  1. Fique sempre em local protegido onde exista um sistema de para-raios, como: prédios, hospitais.
  2. Não fique em local aberto, como: parques, piscinas, praias, campos de futebol, estacionamentos abertos, pois não existe proteção para locais assim.
  3. Não fique debaixo de árvores, perto de varais metálicos, trilhos.
  4. Evite ficar com objetos metálicos longos, como: canos, varas de pescar, facões.
  5. Em escolas, não fiquem expostos, principalmente se as quadras forem abertas nas laterais e estrutura totalmente metálica.
  6. No carro, mantenha os vidros fechados.
  7. Não fique em coberturas de prédios com churrasqueiras, ofurôs, piscinas, entre outros.

Apenas como lembrete ou informação, em 2016, em apenas dois dias, 96 pessoas morreram atingidas por raios na Índia¹, ressaltamos que, neste caso, todos trabalhavam em fazendas, ou seja, locais abertos.

A beleza vista no céu também mata, portanto, cuide-se!

Imagem de capa: Internet 

Imagens 1 e 2: Anuário Abracopel 2021

¹ Matéria no G1: https://glo.bo/3dzeALH

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

Cobrecom, uma parceria de sucesso! o5k5p

Confira um pouco do que aconteceu no estande da Cobrecom durante a FEICON 2024, em São Paulo. Milhares de pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre a Abracopel, afinal, quem cuida de vidas merece estar a cada dia mais em evidência. Você concorda?
Leia Mais

Concurso: e começam as premiações da Etapa Cemig em Minas Gerais! 4e1m1m

E iniciamos hoje, 26/11 as premiações em terras mineiras, cumprindo a Etapa Regional CEMIG, parceria desde o início…