É muito comum lermos diversos conteúdos na internet ou revistas, mas é lamentável quando a comunicação visa à falta de informação por parte de alguns profissionais ou aventureiros, principalmente quando se fala em segurança. 656k1j
Na era de escritores, mídias sociais, copywriters (redatores) ou como você preferir, precisamos estar atentos aos diversos meios de busca por uma informação, se é Fato ou Fake, se é Mito ou Verdade.
Mas e então, como fazer esta análise sem prejudicar a reputação de uma empresa, um jornalista ou até mesmo um profissional que se dá bem na forma de escrever, mas não tem a informação correta sobre determinado assunto, como é o caso da segurança com eletricidade?
Hoje daremos algumas dicas, bem como reportar as informações a quem de direito, afinal, se queremos de fato reduzir o número de acidentes com eletricidade, é com informação de boa qualidade, não é mesmo?
Fato ou Fake? 625i66
Para identificar se uma notícia é Fato ou Fake, precisamos antes de tudo pesquisar em diversos lugares antes de propagar aos quatro ventos.
Conhecer a fonte e autoria é fundamental, além de buscar informações da plataforma que publicou tal artigo, como: mídia reconhecida e confiável; autor que seja conhecedor da causa ou que tenha feito a pesquisa anteriormente. Fonte de referência, que é a principal base para que a informação tenha sido estudada. Inclusive, há uma frase que diz “papel aceita tudo”, mas na era da digitalização, onde até as revistas mais renomadas aram a não mais existir em formado impresso, no caso do conteúdo digital, mesmo que haja um erro de informação, há a possibilidade de edição e atualização, mesmo que dias ou meses depois.
Mitos ou Verdades? 344r29
Às segundas-feiras, Edson Martinho traz logo pela manhã, a série Mitos e Verdades, ao vivo em nosso canal no Youtube, onde você pode sanar as dúvidas que pairam no ar, principalmente aquelas que alguém contou, que o primo falou ou que a TV noticiou.
Há algum tempo, houve até pesquisas por parte de políticos procurando saber se de fato o terceiro pino na tomada era de fato necessária; até em rede nacional já ouvimos apresentadores dizerem que quem inventou isso não tinha o que fazer, será mesmo?
Se informar é o melhor meio de não cairmos em armadilhas e na desinformação.
O que fazer com a informação errada? 6rh4j
Para que a informação errada não seja reada, a melhor maneira de se “livrar” dela é entrar em contato com o autor ou com a plataforma responsável pela publicação e pedir uma nota de retratação ou correção; mas, caso isso não ocorra, busque informações diretamente com nossa assessoria de imprensa através do FALE CONOSCO, mencionado o link da publicação, pois a Abracopel nasceu para ar as informações corretas e claro, Salvar Vidas.
Outro canal de comunicação com a Abracopel é através de nosso TELEGRAM oficial, onde notícias também são disponibilizadas todos os dias.
Para ter ainda mais informações relevantes sobre os acidentes com a eletricidade, baixe gratuitamente o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022.
Referência e créditos:
Imagem de capa: sem propriedade definida
Imagem 1: Abracopel
Siga-nos