Os módulos fotovoltaicos são fornecidos com uma garantia mínima de 80% de eficiência após 20 anos de uso. Esse é um aspecto fundamental para a viabilidade econômica de um Sistema Fotovoltaico (SFV), assegurando a continuidade da geração de eletricidade de forma competitiva, quando comparada com outras fontes de energia1. 235n2s
A partir do momento em que são instalados, os módulos fotovoltaicos iniciam seu processo de degradação, perdendo progressivamente eficiência, algo previsto, mas que deve ser controlado.
Protegendo os módulos Fotovoltaicos 5g4sv
Devido a alta exposição aos fatores ambientais de onde se encontram, os SFV devem ser protegidos contra ventos, chuvas, impactos de objetos sólidos, variações de temperatura e raios ultravioletas (UV) (imagem 1).
Parte dessa proteção é fornecida pela infraestrutura dos SFV, muitas vezes negligenciada, principalmente quando comparada com os módulos e inversores.
É a infraestrutura de um SFV que garante a sua robustez, fornecendo aos componentes mais frágeis do sistema a segurança necessária.
A norma técnica ABNT NBR 16690:2019, Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos – Requisitos de projeto2 , traz orientações sobre o projeto mecânico de um SFV, para que ele possa resistir aos aspectos térmicos, cargas mecânicas, força dos ventos, acúmulo de materiais, corrosão e radiação UV (imagem 2).
Protegidos e em funcionamento! 3g6t14
A conversão da energia solar em eletricidade acontece em corrente contínua nos módulos fotovoltaicos. O cabo transporta energia e a transforma em corrente alternada nos inversores solares. Para que este processo ocorra com a segurança e eficiência necessárias, a infraestrutura da instalação deve ser muito bem feita, o que dependerá da qualidade dos materiais utilizados na sua construção (imagem 3).
A Abracopel considera a geração solar fotovoltaica fundamental para o desenvolvimento do Brasil, por isso investe na formação dos profissionais que atuam nesse setor, indicando fornecedores de qualidade comprovada, como a Hellermann Tyton, que apoia suas ações há muitos anos.
Conheça mais sobre as soluções da Hellermann Tyton para os SFV em https://www.hellermanntyton.com.br/mercados-industrias/energia-solar
Referências.
1) SANTOS, Sergio Roberto. Qualidade dos sistemas fotovoltaicos no Brasil e as normas técnicas. Canal Solar. https://abracopel.informativomineiro.com/qualidade-dos-sistemas-fotovoltaicos-no-brasil-e-as-normas-tecnicas/
2) Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 16690:2019. Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos – Requisitos de projeto. https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=426965
Crédito das imagens.
1) Canal Solar.
2 e 3) Hellermann Tyton.
Siga-nos