Proteja a sua pele com as vestimentas corretas. 683q5e

A pele é o maior órgão do corpo humano e deve ser cuidada para que problemas graves de saúde1 sejam evitados. Ela é uma barreira protetora que regula nossa temperatura interna, controla o fluxo sanguíneo e responde pelo nosso tato. Por todos esses motivos danos a pele podem trazer sérias consequências para o nosso bem-estar, que, em caso de queimaduras graves ou cortes profundos, podem ser até fatais. 651p40

A pele e a eletricidade. Qual sua relação? t3u5v

Em relação à eletricidade, a pele humana é vulnerável aos choques e arcos elétricos (imagem 1). Para evitá-los a NR102 e a norma técnica ABNT NBR 16384:20203 apresentam  medidas de proteção para que a eletricidade não entre em contato, direto ou indireto, com a nossa pele, ou caso isso aconteça que seja em valores muito reduzidos, considerados inofensivos para o nosso bem-estar.

Imagem 1. Choques elétricos comprometem a saúde da nossa pele.

 

As medidas de proteção individual protegem os trabalhadores na falha ou insuficiência das medidas de proteção coletiva, sendo a última barreira entre o nosso corpo e uma energia que pode comprometê-lo.

Seja nos isolando da corrente elétrica ou limitando o calor que atinge a nossa pele, as vestimentas de segurança (imagem 2) são fundamentais para quem trabalha com a eletricidade. Esses Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são de fornecimento obrigatório pelo empregador e seu uso deve ser exigido pelas empresas para todo o funcionário ou prestador de serviço que realizará serviços em instalações elétricas, respeitadas as especificidades de cada atividade.

Imagem 2. Jaqueta de segurança 10,0 CAL/CM², risco II.

 

Não negligencie sua proteção 4mj48

Negligenciar a necessidade da proteção da nossa pele contra os efeitos da eletricidade é um equívoco, causa de sofrimento e algo ível de punição. Justamente por ser a parte do nosso corpo mais exposta aos riscos de um acidente, utilizar vestimentas de segurança adequadas para o trabalho que será exercido protege os profissionais da empresa e garante que a atividade deles seja a mais produtiva possível.

Ao longo de sua existência a Abracopel sempre defendeu a importância do uso de EPC e EPI adequados, contando para isso com o apoio da Leal Equipamentos de Proteção, que  fornece as melhores vestimentas de proteção disponíveis no mercado brasileiro, além de contar com um corpo técnico qualificado, para orientar seus clientes sobre qual o produto mais indicado para cada aplicação.

Conheça mais sobre as vestimentas de proteção da Leal e, porque elas devem ser utilizadas por quem trabalha com a eletricidade, https://www.leal.com.br/ .

 

Referências.

1) Atlas da saúde. Cuidado com a pele. https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/cuidados-com-pele

2) Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT) . NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-10.pdf    

3) Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). ABNT NBR 16384:2020. Segurança em eletricidade — Recomendações e orientações para trabalho seguro em serviços com eletricidade. https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=438189

Crédito das imagens.

1) Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Dicas e informação sobre a eletricidade. /blog/abracopel/dicas-e-informacao-sobre-a-eletricidade/

2) Leal Equipamentos de Proteção. Jaqueta de segurança 10,0 CAL/CM², Risco II. https://www.leal.com.br/vestimenta-de-protecao/jaqueta-de-seguranca/risco-ii/jaqueta-de-seguranca-10,0-cal_cm_—risco-ii

 

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

Emendas 3M. As melhores do mercado 4vz5d

Todo bom profissional da área elétrica sabe o quanto é importante a emenda de um condutor de eletricidade.…

Portal Abracopel foi reformulado e já está no ar! 4i156g

Depois de uma longa parceria, a Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade e…