Benjamins, extensões, dois ou mais equipamentos conectados na mesma tomada. Se identificou com essa situação? Esta é uma realidade muito comum nas casas brasileiras. 4q151a
No cenário atual que nos encontramos, a #proteção deve estar em primeiro lugar e aqui não falamos somente da proteção contra o #coronavirus, onde todos já sabemos os cuidados básicos que devemos ter. Estamos falando da proteção com relação às instalações elétricas.
Dados estatísticos 6g2c3o
De acordo com os dados divulgados no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica (que você pode baixar aqui) elaborado pela Abracopel, o ano de 2019 contabilizou 697 mortes por choques elétricos em todo país. Deste total, a região nordeste foi a que mais registrou casos. Só na Bahia o número de mortes chegou a 83, o que é alarmante para um único Estado.
A pior notícia 5b555d
De acordo com os dados compilados, os ambientes familiares estão se mantendo na liderança deste ranking, contabilizando 228 casos em casas, apartamentos e sítios.
A pesquisa “Raio X das Instalações Elétricas” (que você pode baixar aqui) publicado pela Abracopel em conjunto com Procobre em 2017, já alertava para a preocupante condição que apenas 29% das residências brasileiras possuem projeto elétrico, pouco mais de 50% das moradias contam com fio terra instalado e apenas 27% das edificações tem DR para reduzir o risco de choque elétrico.
Para piorar ainda mais a situação, este mesmo estudo apontou que 60% das moradias com idade média de 20 ano de construção nunca haviam ado por uma reforma nas instalações elétricas e que apenas 35% adotavam o padrão de tomada de três polos.
A #proteção que exige #conscientização 6w5rv
Já falamos, alertamos, explicamos que para estar protegido e seguro dentro de casa, é necessário, em primeiro lugar, efetuar periodicamente a revisão nas suas instalações elétricas, principalmente se ela tiver mais de cinco anos.
Como tudo que é material, as instalações elétricas também envelhecem e podem comprometer, e muito, a segurança da casa.
Assim como está acontecendo com o #Coronavirus, precisamos ter plena consciência que a eletricidade mata e que, se as atitudes corretas de prevenção não forem tomadas, esse quadro poderá piorar.
Lembre-se que proteção exige conscientização.
Falando em proteção, gostaríamos de saber um pouco mais sobre a instalação elétrica de sua casa, por isso, pedimos que siga a @abracopel nas redes sociais e responda à pesquisa que estamos fazendo em nossas mídias.
Aguardamos você!
Siga-nos