Durante esta semana de 20 a 23 de outubro, estivemos em Minas Gerais para realizar os seminários técnicos e também para fazer a entrega das premiações para os alunos, professores e escolas vencedores da etapa CEMIG/MG do 4º Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho. k2jg
Minas Gerais, aliás, que é um estado vencedor nas quatro edições deste concurso. Neste ano tivemos um recorde de inscrições – mais de 1.200 – somente de MG tivemos mais de 500 inscrições. Assim, fizemos um roteiro pelo interior mineiro para chegar a cada uma das escolas vencedoras e o que vimos e sentimos, dificilmente conseguirei expressar em palavras… mas vou tentar!
Começamos por Patrocínio, em uma escola rural, de difícil o, onde estudam duas alunas que ficaram em 4º e 5º lugares na categoria Redação 2, aproveitamos para deixar as medalhas para elas. E qual não foi nossa surpresa ao sermos recebidos com tanto carinho pela diretora Maira Cândida e os professores que fizeram uma pequena cerimônia para homenagear suas alunas. Todos muito felizes pela conquista de chegar entre os cinco primeiros em Minas Gerais. A Prof.a orientadora, Claudia Medeiros, estava tão feliz por ver adolescentes de uma região carente se destacarem desta forma. Ah, professora Claudia, o mérito é todo seu. Seu esforço e motivação é que fazem a diferença.
Seguimos ainda em Patrocínio, pois lá estava o vencedor da categoria Desenho 1, João Victor e sua professora orientadora Lara Souza, da Escola José Eduardo Aquino. A Prof.a Lara me contou que movimenta todos os alunos em torno do tema da segurança com eletricidade e que, através de histórias, contos vai ajudando a criança a formular um desenho que represente tudo aquilo que ele está aprendendo. O resultado não poderia ser outro, um aluno vencedor.
De Patrocínio até Santo Antonio do Monte, onde estava o nosso próximo vencedor, foram quase 400km. Nesta linda cidade montanhosa está a Escola Municipal Amâncio Bernardes, a grande vencedora deste concurso, pois além de levar o 1º lugar em Desenho 2, teve vários alunos premiados entre o 2º e 5º lugares, e foi a escola com maior número de inscritos (257 inscrições). Além disso, Santo Antonio do Monte, ou Samonte, como aprendemos carinhosamente a chamá-la, também teve uma aluna classificada em 2º lugar na categoria Redação 1, Ana Laura Melo, da Escola Municipal Dr. Álvaro Brandão. O aluno vencedor em Desenho 2 foi Luiz Guilherme Araújo Sousa, sendo sua orientadora a Prof.a Renata Araújo Sousa. A Prof.a Renata é uma vencedora veterana, foi a campeã da 1ª edição do concurso. Ela mudou de escola e levou o concurso junto com ela. O resultado é uma escola multicampeã e uma professora que leva muito a sério seu papel como criadora de esperança e oportunidades na vida de seus alunos. Prof.a Renata você faz a diferença para cada um de seus alunos.
No dia seguinte bem cedo, seguimos para Divinópolis, onde nos esperava um campeão já veterano. O vencedor da categoria Redação 1 também foi o vencedor nacional no ano ado. Este ano, Vitor Alberto de Carvalho, venceu na etapa mineira e foi 4º colocado na etapa nacional. A Prof.a Elizete Faria Silva é outro exemplo inspirador: ela comprou uma lembrança para cada aluno seu que participou do concurso, além disso ofereceu uma medalha a cada um deles e fez questão de homenageá-los juntamente com o Vitor. O esforço dessa professora é digno de muita iração e esperança para todos nós neste nosso Brasil tão carente de bons exemplos. Prof.a Elizete você nos inspira!
E para terminar a maratona, seguimos mais 400km em direção ao sul de Minas Gerais, na cidade de Heliodora, para a Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela onde entregaríamos a premiação para a aluna Elaine dos Santos, vencedora da categoria Redação 2. A mesma escola foi vencedora em 2014, nesta mesma categoria. Ali está outra professora que faz a diferença, a Prof.a Maria de Lourdes de Arantes é uma pessoa que não se conforma com falta de opções, ela vai atrás do que precisa. Assim, ela movimenta seus alunos com recortes de jornais, pesquisas na internet, levantamento de dados estatísticos, histórias reais de seus alunos que tenham a ver com o tema da segurança com eletricidade, e assim inspira seus alunos a escreverem. E os deixa à vontade. Eles podem escolher qual o estilo de texto que irão produzir. Desta forma, não tivemos apenas a aluna Elaine como vencedora, mas outros dois alunos que chegaram ao Top 10 da categoria Redação 2. O brilho nos olhos de seus alunos ao falar sobre você, Prof.a Lourdinha, é mais que uma inspiração, é um exemplo para todos nós.
Assim, terminamos a etapa mineira de premiações que, com o apoio da CEMIG, se transformou não apenas em uma ação da Abracopel, mas em momentos da mais absoluta emoção. Não foram poucas as vezes que me emocionei com as declarações de iração de alunos por suas professoras. É muito bom, para nós da Abracopel, ver uma missão sendo cumprida, mas é ainda melhor, sair diferente de uma experiência como essa. As professoras com quem convivi nestes dias me deram lições de vida, uma atrás da outra, e através delas eu saí desta experiência com uma renovada esperança neste país.
*Meire Biudes Martinho é jornalista, assessora de imprensa e gerente da Abracopel.
GALERIA DE IMAGENS DE TUDO O QUE VOCÊ LEU
Siga-nos