O Brasil é um país tropical abençoado por Deus e, como tal, possui os mais variados climas. O problema é que, dependendo da época do ano, parece que todas as estações resolvem acontecer em um único dia e as instalações elétricas que lutem! 6x4a2s
Atualmente estamos no inverno aqui no hemisfério sul. É claro que em algumas regiões do norte, nordeste e centro-oeste praticamente o sol e o calor estão presentes o ano todo. Mas nas regiões sul e sudeste, já não se pode dizer o mesmo. De uma hora para outra nos vemos de casaco pela manhã e pegamos uma piscina à noite ao chegarmos em casa ou no clube.
Portanto, o Abracopel Alerta de hoje traz dicas valiosas, tanto no quesito instalações como no quesito precauções, vamos juntos?
Instalações elétricas corretas em dois pontos 1z3l3t
- Em primeiro lugar, é importante analisar toda a instalação elétrica com um profissional habilitado, capacitado ou qualificado para tal. Se necessário adequação das instalações elétricas, faça, afinal, um simples aparelho como o DR – Diferencial Residual (Imagem 1), pode evitar mortes, é obrigatório conforme a ABNT NBR 5410, e se enquadra no Código de Defesa do Consumidor, seção II, artigo 12, conforme inciso IX – “colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço:
a) em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes, ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO.
- Sempre contratar empresa séria e idônea para o projeto e instalação da piscina, mas sempre atendendo aos requisitos básicos das instalações elétricas, não com demanda maior do que já analisado previamente, mas também, utilizando cabos elétricos e conectores de ótima qualidade.
Veja também- Junte água com eletricidade e veja o pior acontecer
E a manutenção elétrica? 5s6v4v
Ela deve ser feita conforme orientação do profissional contratado para análise preliminar, de acordo com o descrito no item 1.
Mas vale ressaltar que qualquer anormalidade, precisa ser reparada quanto antes, mesmo no prazo estipulado para as análises ou manutenções preventivas.
O que fazer em dias de chuvas, posso ficar na piscina? 5v1x4k
A resposta é não!
Ficar em locais abertos em dias de tempestades traz risco à vida, inclusive, não há proteção para áreas abertas, mas sim equipamentos que nos ajudam na identificação de possíveis mudanças no tempo em caso de descargas atmosféricas estiverem a caminho do local. Porém, lembre-se que não existem equipamentos que te protejam ou deem a falsa sensação de segurança nestes locais; portanto, algumas dicas são:
- Viu mudanças climáticas se aproximando? Saia quanto antes destes locais;
- procure espaços seguros, como: o próprio prédio onde mora, o restaurante do clube e nunca o quiosque, trailer ou barraca;
- evite ficar debaixo de árvores ou ao lado de postes, pensando que por ele ser metálico e provavelmente aterrado, nada acontecerá;
- caso uma pessoa seja atingida por raio durante este período, chame urgentemente o serviço de socorro, 192, mas proteja-se, pois, raio cai duas vezes no mesmo lugar sim, está comprovado;
- quer retornar à piscina? Espere o tempo necessário para a dissipação das nuvens e volte ao seu lazer com alegria.
A nossa vida é de trabalho, lazer e meditação, mas também, de estarmos de forma agradável e segura com nossos amigos e familiares, porém, a segurança precisa estar em primeiro plano, sem ela, num piscar de olhos tudo se apaga. Pense nisso!
Siga-nos