Pedi instalação, deram “jeitinho” 3ta49

Quantas vezes pedimos para fazer pequenos ajustes em nosso carro e sempre nos entregam faltando algo? 1sa3

Por vezes, as compras que fazemos pela internet, chegam a nossas residências com um tamanho menor ou maior ao que de fato foi analisado na página da empresa ou importadora.

Em muitos casos, alguns sites de lojas possuem até medidor, onde colocamos nossa altura, peso, quadril, tudo para facilitar na hora da compra, porém, nas instalações elétricas este jeitinho não existe, ou é ou é!

Uma atitude errada pode colocar vidas em risco 162625

Contratar profissionais ligados à eletricidade requer não apenas uma boa indicação, mas também uma análise se ele realmente é competente para tal serviço.

O “pedricista” ou “Zé Faísca”, como dizem alguns pode até ser competente em seu trabalho, mas quando você pergunta se ele faz elétrica e o mesmo diz que entende um pouco, fique com a pulga atrás da orelha.

Diferentemente da roupa, que podemos trocar e que não causará dano em nossa vida se usada para o fim destinado, a eletricidade não é assim, referências e certificados de cursos nas áreas são bem vindos.

Reformar sim, mas sem o “jeitinho” brasileiro 1o252x

Neste período de pandemia, muitos profissionais iniciaram os seus trabalhos em esquema de home office, fazendo com que muitos fizessem reformas e projetos elétricos em casa, mas será que todos seguiram à risca o que precisava fazer?

Um estudo precisa ser feito antes que façamos instalações de tomadas por todos os cantos de casa.

De praxe e seguindo normas da ABNT, toda a edificação, um prédio multifamiliar, por exemplo, a por projetos e estudos, sendo que cada apartamento recebe os disjuntores e cabos dimensionados corretamente para aquele fim, mas, como ficam as obras ou reformas nas residências, como casas térreas, sobrados?

A foto que circula os aplicativos de mensagens é um péssimo exemplo do que vem acontecendo nas instalações elétricas, inclusive capa desta matéria.

Sabemos que o filtro, esta régua que vemos instalado na parede possui um fusível que o mantém ligado, não é este caso, pois a troca dele seria abaixo do interruptor. Mas e os antigos, onde eram na lateral?

 

 

 

Se uma pessoa sem conhecimento, realiza uma instalação assim, com certeza não sabe das consequências e muito menos que existe um fusível que mantém a régua funcionando.

Agora, em caso de queima do fusível, ele terá que quebrar toda a parede para trocar? Pense nisso!

O lema da ABRACOPEL é salvar vidas, mas também, preservar instalações.

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b

Abracopel é fonte para o Portal do Consumidor 5b2i1p

O diretor executivo da Abracopel, Eng. Edson Martinho foi entrevistado por este Portal que é referência sobre os…
Leia Mais

Reduzindo os riscos dos arco elétricos 61t42

Um arco elétrico é um fenômeno altamente destrutivo, para instalações e principalmente para as pessoas. Como nem sempre…