O que é indústria 4.0 5u731q

A consolidação da indústria 4.0 pode ser considerada uma quarta revolução indústrial¹, fruto da criação de sistemas avançados, transformando máquinas em dispositivos da tecnologia da informação, interligando-as em redes inteligentes que integram todas as etapas de um negócio, desde a geração do pedido de compra, até a entrega do produto ou serviço (imagem 1). 1q6s3n

Imagem 1. A indústria 4.0 conecta pessoas e máquinas.

Na indústria 4.0 não só a produção será mais eficiente, mas os processos intermediários também, incluindo a manutenção, que será capaz de interagir com máquinas e equipamentos realizando inspeções em tempo real para prever quando e como realizar intervenções preventivas, substituindo peças e executando  ajustes (imagem 2).

Imagem 2. A tecnologia da informação disponibiliza informações mais precisas e ágeis.

Como nas etapas que a precederam, a quarta revolução industrial privilegiará empresas que souberem diferenciar o que é eficaz daquilo que apenas é modismo, premiando quem souber investir no que realmente tornar sua empresa mais competitiva².

Compreendendo a Indústria 4.0 574l20

Para compreendermos melhor o que é a indústria 4.0 necessitamos conhecer os conceitos a ela associados, como internet das coisas (IoT), Big Data e Machine Learning.

Internet das Coisas (IoT) significa a conexão direta entre máquinas e equipamentos, trocando informações sem a intervenção humana. Como exemplo temos um avião que aciona um caminhão tanque ao iniciar o procedimento de pouso, dispensando a tripulação ou equipe de terra desta tarefa (imagem 3).

Imagem 3. Já existe tecnologia capaz de decolar e pousar um avião sem o auxílio de um piloto.

Big Data é um termo utilizado pela tecnologia da informação quando se tenta processar um grande volume de dados, extraindo dele informações úteis e objetivas.

Através do Big Data podemos prever tendências de consumo através da análise de postagens em redes sociais, por exemplo.

O Machine Learning, aprendizado de máquina, é a tecnologia que permite aos computadores analisarem os dados que recebem e reconhecer padrões existentes, possibilitando formas de aprendizado para que ele interaja com as pessoas de maneira mais eficiente.

Através de algoritmos complexos é possível que os computadores, celulares incluídos, interpretem dados e tomem decisões, executando algumas tarefas automaticamente.

Segurança na Indústria 4.0 x5k5m

Mas para que a indústria 4.0 de fato nos beneficie é necessário que as suas instalações elétricas sejam seguras e eficientes.

A Abracopel tem um compromisso com o progresso e está aliada com a Wago, uma empresa líder em automação, que em seus 65 anos de existência tem ajudado seus clientes a gerar riqueza, segurança e conforto. Conheça mais sobre o que foi aqui apresentado visitando o endereço https://www.wago.com/br/automacao-wago

 

Notas.

  • 1ª Revolução industrial: Processo iniciado na Inglaterra na metade do século XVIII, com a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na fabricação de fios e tecidos. 2ª Revolução industrial: surgida entre meados dos séculos 19 e 20, quando diversos produtos foram inventados como o automóvel, telefone, televisor, rádio e avião. 3ª Revolução industrial: fruto da Segunda Guerra Mundial, quando a ciência ou a ser utilizada para o aumento da eficiência dos processos produtivos.

 

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

ARCO ELÉTRICO EM PAINÉIS DE BAIXA TENSÃO 2nz1

Atualmente no Brasil, a norma que rege a fabricação de painéis de BT é a ABNT NBR IEC60439-1(em…
Leia Mais

No Carnaval, o Corpo de Bombeiros também tem que sambar. 2a1af

Neste domingo, 03 de março de 2019, uma ocorrência de incêndio foi registrada na Zona Sul de São…