Temos o vencedor do 1.º Desafio do Eletricista 1sg41

Prova prática foi realizada no Senai em Indaiatuba e revelou o Eletricista do Ano v1438

O 1º Desafio do Eletricista teve a sua grande final neste dia 01 de dezembro nas dependências do Senai “Comendador Santoro Mirone, referência em eletricidade, na cidade de Indaiatuba.
Cinco finalistas, entre os mais de 200 que participaram da etapa virtual estiveram em Indaiatuba para realizar a prova prática que definiria quem seria o melhor eletricista de 2012.
E quem são esses finalistas?

Quem é quem:
Mateus Batista Pinto, 32 anos, é de Praia Grande – SP. formado pelo Senai em comandos elétricos e eletricidade predial, atua na área há muitos anos e sempre gostou de eletricidade desde pequeno. Acredita que o desafio do eletricista foi um grande incentivo intelectual para os profissionais do setor, além de proporcionar uma grande interação com troca de experiências entre os participantes.

Clayton Batista da Silva, 28 anos, de São Paulo, capital, sempre atuou na área, aprendeu com o pai, também eletricista desde muito cedo e assim percebeu que precisava ir além da prática adquirida. Assim fez o curso de eletricidade predial no Senai e vários outros cursos. Faz parte do grupo de eletricistas credenciados do antigo programa Senai-Procobre.

Arildo Jandre Lopes, Fluminense de Cabo Frio – RJ, 38 anos é um eletricista de família. Criado em uma família que sempre atuou na construção civil (o pai é pedreiro), ele percebeu que não existia eletricistas na família, assim começou a aprender por conta própria, fazendo cursos por correspondência, e vários outros cursos práticos. Seu sonho sempre foi fazer Senai. Tem mais de 20 anos de atuação na área.

Willian Rafael Fernandes, o mais jovem do grupo, com apenas 20 anos, mora, trabalha e estuda em São Carlos, mas é de Barueri – SP. É formado no Curso de Aprendizagem Industrial do SENAI. Já trabalhou no ramo de manutenção elétrica, e atualmente cursa graduação na UFSCar, no curso de Engenharia Física, e trabalhando na USP como aluno de iniciação científica no Departamento de Engenharia Elétrica.

Marinaldo Jorge Pontes, de São Paulo – capital, tem 48 anos, é eletricista predial, industrial e comercial com curso de elétrica industrial pela escola Argos e vários outros certificados de treinamentos (reciclagem) de fabricantes do setor elétrico e entidades, faz parte do seleto grupo de eletricistas credenciados pelo Programa Senai-Procobre. Sua principal filosofia de trabalho é presar pela ética e a fidelidade com o cliente, orientando-o e citando recomendações das normas técnicas.

A prova final

Foi elaborada uma prova final que consistia na realização de uma instalação elétrica com determinadas características. Esta instalação seria feita no laboratório do Senai em Indaiatuba. Após a finalização eles deveriam responder a uma questão que criava uma situação problema, onde eles deveriam apontar as soluções para uma possível modificação na instalação elétrica. Foram consideradas as etapas de planejamento, relação de materiais, ferramentas e EPIs que deveriam ser utilizadas para a realização do trabalho. Cada finalista ficou em um box que seria ‘a casa do cliente’ e deveriam realizar o trabalho no prazo máximo de duas horas.
Eles foram analisados o tempo todo por quatro especialistas: o diretor executivo da Abracopel, Eng. Eletricista Edson Martinho; o gerente de vendas da Obo Bettermann, Eng. Eletricista Sergio Santos, o Coordenador Geral do Senai, Eng. Eletricista Luis Carvalho Silva Jr e pelo Instrutor de Práticas Avançadas do Senai, Eng. de Automação Marcelo Fazan Martins.
Foram usados como critérios de avaliação: a postura dos profissionais, aspectos técnicos e de planejamento, aspectos de segurança, organização do trabalho e o teste de funcionamento da tarefa solicitada.
A avaliação foi extremamente rigorosa e todos tiveram uma pontuação muito aproximada que foi definida na somatória e média geral alcançada.

Ao final desta etapa, e enquanto eram computados os pontos, os Profissionais puderam conhecer as instalações da escola.
Em uma cerimônia recheada de prêmios para os finalistas e a presença do representante e gestor do portal SOSaqui.com, José Geraldo Magalhães, ( Sosaqui.com foi o portal que ou a etapa virtual), os representantes das empresas patrocinadoras Obo Betterman e Minipa, foi declarado o grande vencedor do 1º Desafio do Eletricista e o Eletricista do Ano de 2012:

O nome dele? CLAYTON BATISTA DA SILVA – o Campeão do 1º Desafio do Eletricista – 2012

A premiação
A Abracopel, o Procobre, o Programa Casa Segura e o Portal SOS Aqui, realizadores desta ação puderam contar com o apoio e parceria de grandes empresas do setor que doaram brindes e prêmios aos vencedores.

A premiação começou na sexta feira dia 30 com a visita de todos, à unidade da 3M em Sumaré – SP onde eles receberam vários brindes e cada um deles foi agraciado com uma rotuladora portátil PL100 da empresa.

Os parceiros da ABRACOPEL também premiaram todos os 5 finalistas com brindes como por exemplo a Finder e Obo Betterman, que doaram bolsas, bonés, chaveiros e materiais técnicos informativos, A Pial Legrand, através do Clube Contato,também premiou aos 5 finalistas com camisetas e um kit de ferramentas portáteis. O vencedor Clayton, também ganhou um incrível kit de churrasco com maleta oferecido pelo Clube Contato e um curso de automação on line da Finder.
O Procobre, um dos organizadores do Desafio do Eletricista, em conjunto com a Prysmian, premiaram os finalistas com uma linda mochila com vários brindes, dentre eles o Guia das Normas do Setor Elétrico (excelente material de consulta). A ABRACOPEL presenteou cada um dos finalistas com o Livro – Disturbios da Energia Elétrica (Editora Érica) do Engenheiro Edson Martinho, e botons e selo da ABRACOPEL, e ainda a Consultoria Hilton Moreno Consulting premiou cada um dos finalistas com um curso completo on-line, sobre norma técnica NBR5410. A Minipa, que esteve presente nesta final, presenteou os finalistas com um kit contendo vários brindes dentre eles uma calculadora científica e o grande vencedor levou para casa um Multímetro categoria 4, top de linha.
Além disso, o vencedor, Clayton Silva, ganhou um troféu exclusivo feito pelo artista plástico Kiko Azevedo. Uma bela taça que não saiu das mãos do vencedor em nenhum momento!
Ao saber que era o grande vencedor do 1º Desafio do Eletricista, Clayton não pode conter a emoção e disse que estava muito feliz, pois não esperava vencer esta etapa final, já que a prova foi muito estressante pelo fato deles estarem sendo constantemente avaliados por especialistas. Mas ele disse uma frase que merece finalizar com chave de ouro esta fantástica ação: “Acredito que venci porque o conhecimento que adquiri prevaleceu!”


Clayton Batista da Silva – O grande VENCEDOR


Os finalistas e os apoiadores


Visita a unidade da 3M em Sumaré – SP


Conhecendo a prova que iriam realizar

Separando os materiais para a prova


Arildo Jandre Lopes em Ação


Willian Rafael Fernandes – realizando sua prova.


Mateus Batista Pinto, durante a prova


Marinaldo Jorge Pontes – Fazendo sua instalação elétrica


Clayton Batista da Silva – instalação vencedora

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

Alerta da Abracopel pode ter salvado uma vida no Rio de Janeiro 4b241u

Mulher relembra eletrocutado em SP e não sai de carro atingido por fiação de rede aérea. Um temporal…
Leia Mais

Abracopel no Jornal da Record u566u

A segunda entrevista do Eng. Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel foi concedida ao Jornal da Record, um…