1z5p6v
Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) a brincadeira de soltar papagaios nas proximidades da rede elétrica causa diversos problemas ao estado. As crianças que praticam esta atividade sem prestar atenção na distância segura dos fios elétricos correm o risco de sofrer acidentes fatais ou no mínimo irreparáveis e, os consumidores precisam lidar com os problemas de interrupções na rede.
Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, a maioria dos acidentes ocorre quando a pipa fica presa na rede elétrica e as crianças tentam retirá-la utilizando materiais condutores, como pedaços de madeira e barras metálicas. O contato com a rede elétrica pode ser fatal, além do perigo de queda em função do impacto causado pelo choque elétrico.
Somente de janeiro a maio deste ano, a prática de soltar pipas foi responsável por mais de 1,3 mil ocorrências que provocaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica para, aproximadamente, 400 mil consumidores. Em 2011, mais de 1,4 milhão de consumidores em todo estado foram prejudicados com desligamentos causados por papagaios presos nas linhas de distribuição.
O uso do cerol – mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores, é um dos principais causadores dos desligamentos, pois geralmente causam o rompimento dos cabos de energia quando entram em contato, durante o movimento de “vai e vem” comum à brincadeira.
Fonte: Clipping/Cemig 25/06
Siga-nos