Cerimônias em dois estados foram recheadas de emoção e a certeza de que investir em ações para crianças e adolescentes é o caminho certo para um futuro mais seguro. 2c3n1v
Dois eventos muito importantes marcaram esta semana para a Abracopel. Um deles aconteceu em Santo Antonio do Monte, interior mineiro, nas dependências do Centro Turístico e Cultural “João Robson de Castro” em cerimônia organizada pela Secretaria da Educação do município para a premiação do I Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho à aluna da Escola Municipal “Waldomiro de Magalhães Pinto”, Sarah Rocha Gomes, vencedora na categoria desenho.
A professora Renata Sousa, orientadora da aluna vencedora desenvolveu o tema “Eletricidade com Segurança” com a turma de 21 alunos do 5º ano da Escola. No total, 65 alunos da escola participaram do concurso. “A iniciativa veio da Secretaria Municipal de Educação, que nos orientou a desenvolver esse trabalho com os alunos. A partir de relatos de vivências e estudos com material pedagógico e livros de ciência, trabalhamos a conscientização sobre os riscos e perigos da eletricidade, além de incentivar a criatividade dos alunos”, explica Renata.
A Escola “Waldomiro de Magalhães Pinto”, na pessoa de sua diretoria, Marli Coelho, foi premiada com troféu exclusivo criado pelo artista plástico campineiro Kiko Azevedo. A aluna e a professora vencedoras receberam, além do troféu, netbooks e prêmios oferecidos pelos parceiros da Abracopel: Minipa, Finder, além do Procobre idealizador e gestor do Programa Casa Segura.
Também apoiador da ação e presentes ao evento mineiro A CEMIG – Concessionária de Energia Eletrica de Minas Gerais, representadas pela Assistente Social, Geisa Marques, Tecnico de Enfermagem do Trabalho, Roberto Dutra Rodrigues e o Gerente de Serviços da CEMIG Divinópolis, Cláudio Souza, ofereceram uma máquina fotográfica digital para a aluna vencedora e uma linda bolsa para a professora orientadora. Segundo Cláudio: “Mais do que formar alunos, ações como esta que extrapolam o ambiente escolar, buscam formar cidadãos do futuro”, disse Cláudio.
Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel, explicou que “nesta primeira edição do concurso, atingimos uma grande repercussão, com a participação de cerca de 650 inscritos de 7 Estados brasileiros. É uma satisfação estar aqui hoje para premiar uma cidade do interior e é também gratificante constatar o modo como o tema do concurso foi trabalhado pela Secretaria de Educação de Santo Antônio do Monte, pelos professores e alunos”.
Legenda das fotos:
Foto 1 – Professora Marli Coelho Diretora da Escola vencedora
Foto 2 – Da esquerda para direita: Renata Souza – Professora Orientadora, Edson Martinho – ABRACOPEL, Geisa Marques e Claudio Souza – Cemig
Foto 3 – Da esquerda para direita: Renata Souza, Geisa Marques, Mãe da aluna vencedora, Sara Gomes, Marli Coelho e Claudio Souza.
.
.
.
A emoção não foi menor em Ibitinga, cidade do interior paulista, que também recebeu a Abracopel em cerimônia organizada pela Secretaria Municipal de Educação e realizada no Auditório do Centro Integrado Educacional de Ibitinga, para a premiação da vencedora na Categoria Redação do I Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho, Daiane Almeida de Santana, aluna do 9º ano da “Escola Estadual Iracema de Oliveira Carlos”. O evento foi apresentado pela diretora da escola, Marcia Prevato que recebeu o troféu para a escola e apresentou a professora Edina Marchini, orientadora da aluna vencedora que, assim como na escola mineira, também trabalhou conteúdos dos cadernos de Ciências, aliado ao incentivo a outras formas de pesquisa como internet, livros e revistas da biblioteca da escola para auxiliar seus alunos na execução das redações.
Parceira da Abracopel, a FL esteve presente na pessoa do responsável pela região, Técnico de Segurança do Trabalho Sr. Adriano, que ofereceu às vencedoras um kit educacional com diversos itens entre livros e outros brindes, e a escola vencedora vários livros, DVDs e materiais de pesquisa. Assim como em Minas Gerais, as vencedoras ganharam um netbook, troféu e vários brindes oferecidos pelos parceiros da Abracopel.
A aluna Daiane, visivelmente emocionada, ao receber os prêmios, fez questão de agradecer a orientação de sua professora, bem como o incentivo da escola, o apoio dos pais e, principalmente à Deus.
Ao final do evento, conhecendo a família da aluna vencedora, soubemos que seu pai, José Antonio Felix, é eletricista e um profissional muito preocupado com as questões da segurança e da sustentabilidade e que ajudou muito a tirar várias dúvidas da filha durante a elaboração do trabalho vencedor.
O diretor da Abracopel, Eng. Edson Martinho disse que: “foi emocionante conversar com o pai da Daiane e perceber a sua preocupação não somente com a educação da filha, mas também com as questões da segurança que a Abracopel tanto luta. São estes profissionais que queremos ver atuando em nosso país. Tenho a certeza de que a Daiane será uma grande multiplicadora das boas práticas da segurança com a eletricidade. Ao encerrar esta ação minha certeza é ainda maior da importância de voltarmos nossos olhos para as crianças e adolescentes que são a base de uma mudança de cultura no que diz respeito à segurança com eletricidade neste país”.
Esta ação, tão bem sucedida e importante, certamente fará parte das ações da Abracopel em 2013.
Legenda das fotos:
Foto 1 – Daiane Almeida de Santana – Aluna vencedora na categoria redação
Foto 2 – Familia da Daiane com o Diretor Executivo da ABRACOPEL – Edson Martinho
Foto 3 – Da esquerda para direita: Meire Biudes – ABRACOPEL, Adriano – FL, Edina Marchini – Professora Orientadora da Aluna vencedora, Daiane Almeida, Edson Martinho, Marcia Prevato – Diretora da escola vencedora e José Marcondes Jr, Secretário de Educação de ibitinga – SP