ESW BRASIL – 6ª edição aconteceu em Recife e trouxe muita informação para os profissionais da engenharia elétrica 3p715w

A capital pernambucana recebeu nos dias 16, 17 e 18 de outubro, diversos profissionais do setor da engenharia elétrica vindos de várias partes do país para um encontro internacional que já vem se tornando tradição: o 6º ESW BRASIL – Electrical Safety Workshop. 356v53

O evento, que foi sediado no auditório da CELPE – concessionaria de energia pernambucana tem como missão uma mudança de cultura referente à segurança em eletricidade.
Segundo o IEEE – Seção Sul Brasil, organizador do evento: “A legislação apresenta requisitos mínimos para atendimento técnico e normativo; as pessoas, os profissionais envolvidos devem oferecer algo a mais quando se trata da segurança em eletricidade, pois está envolvido o que há de mais valioso – a vida”.

No primeiro dia de evento foram oferecidos dois tutoriais com os seguintes temas: “Considerações sobre a proteção contra arcos elétricos”, e o outro tutorial com o tema: “A NR-10 nos projetos de subestações”.

No dia 17/10 o evento trouxe temas importantíssimos para os profissionais presentes, tais como: A importância da comunicação em tempo real no SEP – CELPE; A norma técnica brasileira sobre segurança em eletricidade e a A Lei 6400/2013-RJ – incluindo a inspeção periódica das instalações elétricas na conscientização da população – ABRACOPEL; A importância do aterramento temporário no SEP – CHESF; A inspeção final das instalações elétricas – TEKNERGIA; certificado para arco elétrico interno: aumento da segurança das pessoas e instalações – PETROBRAS; Os eletrodomésticos e a segurança em eletricidade – PROTESTE; Medidas de proteção contra choque elétrico em canteiros de obra: principais aspectos normativos  – CENTREX

Já no dia 18/10, os seguintes temas foram abordados: Sinalização de segurança no trabalho próximo às linhas elétricas aéreas – AM CONSULTORIA; Curso complementar de segurança NR -10 – a experiência do usuário – CHESF; Programa de revitalização da atividade de manutenção em linhas de transmissão e subestações energizadas – STATE GRID BRAZIL; Implantação da NR-10 em empreendimentos de grande afluência de público – BP; A indústria do petróleo e o atendimento à NR-10 – PETROBRAS; Projeto, instalação e manutenção de SPDA em áreas classificadas – OBO BETTERMAN.

Ao final de cada dia de apresentação de trabalhos técnicos foi realizado um onde se pôde debater os assuntos tratados mediado por especialistas do setor.

Os apoiadores do evento: CELPE, CEDRO, IEEE, ABRACOPEL e o apoio de mídia da Lumière e Jornal da Instalação puderam expor seus produtos e serviços em estandes na entrada do auditório, aproveitando os intervalos para maior interação com os profissionais presentes.

Ao final do evento, foi anunciado o local da próxima edição, a de número 7, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 2015.

O Engenheiro Eletricista Edson Martinho, diretor executivo da ABRACOPEL, entidade que esteve junto com o IEEE no ESW Brasil, comentou que há a necessidade da comunidade técnica participar de mais eventos como este, de alto nível, para que a segurança seja a prioridade na engenharia.

GALERIA DE IMAGENS DO 6.o ESW BRASIL

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

Confira os dados estatísticos de acidentes de origem elétrica de 2015 6z5qh

Número geral de acidentes cai, mas número de incêndios tem alta assustadora O ano de 2015 começou assustador…
Leia Mais

CELESC e ABRACOPEL: juntas em 2017 6x6z5o

A CELESC deu prosseguimento à parceria com a ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da…