No Agronegócio também acontecem acidentes elétricos 366c4s

O setor do Agronegócio tem crescido constantemente e, segundo o Canal Rural¹, no primeiro semestre de 2021 o crescimento foi de 24,33%, que provavelmente e em sua prospecção, deva ter atingido os 30% ao final do ano. p126x

Mas outro fator que temos que considerar, é que, quanto maior o crescimento, maior o número de funcionários contratados para estas atividades, portanto, não apenas as responsabilidades crescem como também os perigos em todas as áreas aos mais desavisados.

Mas qual a ligação do Agronegócio com a eletricidade? 4v331p

Infelizmente, os acidentes em fazendas e áreas abertas são constantes; tanto em cercas eletrificadas, galpões metálicos com instalações elétricas precárias ou até mesmo as descargas atmosféricas que atingem estes descampados.

Eles, em sua maioria não são informados da forma adequada, para que também possam fazer parte em nossos dados estatísticos, contribuindo assim para ações de prevenção que a Abracopel e demais órgãos responsáveis realizam constantemente, não apenas em suas palestras, seminários ou lives, mas também em pesquisas futuras, já que somos uma associação de renome internacional e nossos dados servem de alerta para diversos países, como também, base de informação para todo o meio de comunicação.

Fios no meio da plantação? 611a39

Sim, há rede elétrica que precisa chegar até um ponto da fazenda para alimentar um galpão, silo, escritório, banheiros, porém, muita coisa deve ser considerada, como: altura do poste e distanciamento da via; mas também, analisar porque as barras do pulverizador não estavam recolhidas, será falta de atenção do condutor? Ou será que as barras estavam com problemas e não foram recolhidas?

Além disso, verificar as condições da estrada de terra, com buracos, valetas, fazendo com que a barra tivesse contato com os cabos energizados.

Foi como no caso ocorrido em uma fazenda (imagem 1), quando uma barra não estava recolhida (imagem de capa), deixando uma vítima fatal.

 

Agronegócio - Acidente vitimando um trabalhador rural
Agronegócio – Acidente vitimando um trabalhador rural

Quais as soluções? 3h2g6o

Para problemas como esse não ocorrerem,  é necessário fazer um treinamento adequado com todos os trabalhadores envolvidos no agronegócio, principalmente em casos extremos, quando não há a possibilidade de mudança de postes, elevação de fios ou até mesmo deixá-los subterrâneos de vido ao seu alto custo.

Alto custo com a segurança? 4l135s

Outra questão em voga, é os gestores acharem que tudo gera custo ao invés de pensar que é investimento, é segurança.

A prevenção continua sendo o melhor remédio para evitar acidentes com sequelas ou mortes, mas também, uma forma de manter em segurança as suas instalações, evitando custos desnecessários para intervenções constantes (reformas, trocas de peças e equipamentos).

Se você não sabe por onde começar, comece pelo café, ou seja, pare, pense, projete.

O Agronegócio cresceu muito em 2021, porém, acidentes também ocorrem com funcionários mais desavisados, seja por: falta de treinamento, percepção dos riscos, cautela, equipamentos adequados, condições das vias ou dos equipamentos.

Referência e créditos:

Capa e imagem do texto recebido por um de nossos leitores, diretamente para a Abracopel.

¹ https://bit.ly/3rk2hJg

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

Alertamos, mas as fatalidades continuam acontecendo. 6s2d6q

É engraçado, mas parece que quanto mais alertamos, mais as barbaridades acontecem. É igual mãe que fala “leva…
Leia Mais

Mudanças climáticas, raios, eletricidade e vírus. Onde vamos parar? 16k6t

Estamos em um ano atípico. Janeiro não fez aquele calor típico do início do ano, fevereiro choveu e…