Um arco elétrico é extremante perigoso, podendo causar queimaduras de segundo e terceiro graus, danificar instalações e interromper as atividades de uma empresa1. Além disso, caso não seja evitado, será necessário limitar o seu poder destrutivo, o interrompendo o mais rapidamente possível. d1g2k
Embora a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) seja imprescindível, eles são a última barreira de proteção, minimizando os efeitos do arco no corpo humano, mas não evitando que eles aconteçam (imagem 1).
Normas regulamentadoras para proteção de funcionários h1p2h
Segundo a norma regulamentadora NR102, em todos os serviços realizados em instalações elétricas devem ser prioritariamente previstas e adotadas medidas de proteção coletiva para os trabalhos que serão realizados, garantindo, acima de tudo, a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Entre as medidas de proteção coletiva está a desenergização das instalações elétricas e, na impossibilidade dela, a isolação das partes vivas, colocação de obstáculos, barreiras, sinalização e sistemas de seccionamento automático da alimentação³ (imagem 2).
No entanto, como a adoção de medidas de proteção coletiva algumas vezes são inviáveis ou insuficientes, em função da análise da segurança do trabalho, pode ser necessário a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para a realização de determinadas atividades.
EPIs para proteção contra o Arco Elétrico q2212
Para a proteção contra o efeito do arco elétrico, os EPI devem ser classificados em relação ao Arc Thermal Performance Value (ATPV), cujo valor é expresso em cal/cm2.
Embora a utilização desses EPI seja indispensável, eles devem ser, na medida do possível, confortáveis e práticos, para que quem os utilize não se sinta desconfortável e com seus movimentos tolhidos (imagem 3).
Proteção contra Arco Elétrico é com a Dehn 3516n
A DEHN possui uma linha de produtos chamada de DEHN Safety (imagem 4), desenvolvida especialmente para trabalhos em instalações elétricas.
Menos conhecidos do que seus Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), os equipamentos de proteção coletiva ou individual da DEHN também se enquadram no lema “DEHN protege” que acompanha uma empresa que há mais de 100 anos se dedica a fabricação de produtos para proteger pessoas, edificações e sistemas eletroeletrônicos, contra as correntes das descargas atmosféricas ou arcos elétricos (imagem 5).
A Abracopel trabalha com denodo para reduzir o número de vítimas dos arcos elétricos. Para isso ela promove os seus parceiros que fornecem produtos e soluções com esse objetivo. Entre eles está a DEHN, uma empresa conhecida pelo lema “DEHN protege”. https://www.dehn-international.com/en/safety-equipment
Referências.
1) MARTINHO, Edson. Arco Elétrico. Portal Universo Lambda. https://universolambda.com.br/arco-eletrico/
2) Norma Regulamentadora NR10. Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia. https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-10.pdf/@@/file/NR-10.pdf
3) SANTOS, Sergio Roberto. O uso de vestimentas para reduzir os efeitos do arco elétrico no corpo humano (Electric Arc Flash Protective Clothing). Linkedin. https://www.linkedin.com/pulse/o-uso-de-vestimentas-para-reduzir-os-efeitos-do-arco-el%C3%A9trico-santos/?originalSubdomain=pt
Crédito das imagens.
1) Portal Universo Lambda.
2, 3, 4 e 5) DEHN.
Siga-nos