Infelizmente, nossos jovens também são vítimas de acidentes elétricos, principalmente aqueles que se arriscam com as instalações elétricas. 232b1k
Falamos aqui recentemente que a indústria matou mais de 35 profissionais em 2021 e, este ano não está sendo diferente, pois improvisações ou até mesmo a falta de conhecimento, tem levado pessoas a óbito.
Hoje entenderemos um pouco a faixa etária e a porcentagem de pessoas que perderam suas vidas em 2021, mas nos atentaremos especificamente a faixa de 21 a 30 anos, ou seja, o público mais jovem.
Quais são os principais fatores dos acidentes? 485d14
A autoconfiança é um dos fatores principais dos acidentes. Achar que nada acontecerá em uma simples manutenção elétrica, que não necessita de EPI por que é incômodo ou não desenergizar o local por ser algo rápido, acaba se tornando uma “aventura” sem volta.
Além disso, a falta do DR – Diferencial Residual, item obrigatório perante a ABNT NBR 5410, é o meio mais seguro de evitar tais acidentes e, infelizmente, não é encontrado em muitos locais.
Toda a instalação ou obra precisa ar por um projeto antes de ser iniciada, mas isso não acontece. Por isso tantos projetos nascem defeituosos, inclusive este foi o tema de uma live que contou com a participação de Orestes Rodrigues Junior, diretor de marketing da Abracopel, que apresentou algumas destas informações, inclusive sobre “achismos” e ‘imediatismos”.
Um jovem trabalhador morre após choque 1n4oa
Em maio deste ano, Michael Douglas dos Santos Pereira, de 22 anos, perdeu a sua vida durante o trabalho na manutenção de uma caixa d’água em um condomínio empresarial na região de Jaguariúna, interior de São Paulo.
Durante a manutenção com solda, ele recebeu uma descarga elétrica e não resistiu, morrendo no local. Outro funcionário até desligou a extensão, mas não foi suficiente.
Ao comparar também os dados apresentados pelo Ministério Público do Trabalho, vemos o número de mortes em 2021, sendo que só em Campinas, a cidade registrou 4539 acidentes, dos mais diversos, uma média de 378 por mês.
E no mundo, qual o número destes acidentes? 6w4n2t
Segundo dados oficiais da International Labour Organization, em uma pesquisa realizada com 300 milhões de profissionais, são registradas 3 milhões de mortes por ano. Inclusive, estes dados estão disponíveis e podem ser baixados no link que disponibilizamos em uma live recentemente.
E quando falamos dos dados da Abracopel? No gráfico abaixo, vemos o índice de mortes com pessoas de diversas faixas etárias, incluindo os trabalhadores do setor elétrico, mortes por gambiarras, instalações inadequadas, benjamins, entre outros.
Como se prevenir? 433fq
Ao contratar serviços em eletricidade, certifique-se de que o profissional contratado atenda aos requisitos mínimos de segurança, como: cursos, treinamentos, reciclagens, além disso, verifique se utilizam os EPI adequados.
Mas isso não é tudo, as instalações elétricas também devem atender às normas vigentes, evitando transtornos, não entrado para as estatísticas do Anuário Estatístico da Abracopel e muito menos, levar vidas.
Em nosso site você tem o às principais notícias da semana; além de dicas de tecnologia, eventos e desafios (concorrendo aos prêmios e até uma viagem para a Itália. e aqui e clique em Desafios 2022.)
Referência e créditos:
Imagem de capa: Google; sem propriedade definida.
Imagem 1: Abracopel
Siga-nos