O mundo digital tomou conta do nosso dia a dia, com ele temos: culinaristas, fotógrafos, maquiadores, cantores, mas também temos engenheiros, arquitetos, decoradores, tudo para nos trazer informações de qualidade e tecnologia. Mas será que devo, de fato, confiar em tudo o que vejo ou leio? 571r3h
Não! A parcimônia deve ser o elo entre você e o “influenciador”. Portanto, alguns detalhes encontrados na internet, quando dizem respeito à engenharia elétrica, devem ser vistos com muita cautela. Nós, da Abracopel, temos o propósito, desde a fundação, de levar conteúdos ricos em informações, tecnologia e segurança à vida das pessoas, por isso dizemos, fique atento, nem tudo que está na internet deve ser feito!
Devo confiar em todo conteúdo digital trazido por “influenciadores”? 3r616a
A resposta é não, pois existem muitos influenciadores aventureiros que julgam “saber” trocar, por exemplo, o plug (tomada) de uma a de pressão elétrica, e acreditam que aquilo deve ser ensinado. Mas aquele plug, de fato, é o recomendado pelo fabricante através de seu manual? Ele tem experiência nisso?
O fato é, se esta troca não for feita da forma correta, o plug derreterá e você terá um prejuízo maior.
Lembramos que, com o avanço da tecnologia, já encontramos as fabricadas com timer de 24 horas, ou seja, você pode sair de casa e quando voltar, a comida continuará quente. E se algum problema ocorrer neste período como, por exemplo, o novo plug superaquecer? Talvez você encontre uma casa destruída pelas chamas.
Como encontrar conteúdos sérios? 1d3f5z
Daremos aqui algumas dicas importantes de segurança, porém, vale ressaltar que a sua percepção e a segurança com aquele influencer, é o que conta. Mas, ainda assim, fique atento, pois infelizmente, existem pessoas que podem não ser, de fato, aquilo que pregam, compreende?
#DicaNº1 64491t
Busque informações sobre o papel deste “influencer” em: referências ou recomendações de empresas ou pessoas do setor, se ele possui artigos, se participa de associações, sua formação educacional, não apenas ou necessariamente curso superior, mas também sobre cursos extracurriculares, participação em seminários e workshops, entre outros.
Lembrando que em muitos casos, experimentos, cursos, testes e demais atividades devem ser realizadas apenas em laboratórios, por profissionais habilitados.
#DicaNº2 364072
Analise sua bagagem profissional, onde trabalhou, quais foram seus mentores, o que construiu para o bem comum, seu envolvimento em grupos de estudo, etc.
#DicaNº3 6w4wr
Nem tudo que reluz é ouro, mas choque.
Há vídeos na internet de pessoas fazendo testes com diversos equipamentos, como uma guitarra caseira. Os fios energizados fazem com que a pessoa leve um choque, bem ali, ao vivo, ou essa mesma pessoa mostra sua postagem do “antes e depois” com o equipamento todo queimado.
Há também outros que ensinam a consertar uma lâmpada LED queimada, algo desaconselhável pelos fabricantes e também pela Abracopel, afinal, reduzir o número de acidentes é o nosso dever, aliás, obrigação.
Não aceite imitações, seja ponderado, isso pode custar sua vida.
Mas a Abracopel é só Abracopel? 3i5y6a
Talvez você possa pensar que a Abracopel é uma associação única e que a verdade prevalece só por ela, mas ao contrário disso, nossas empresas parceiras trazem constantemente assuntos relevantes para a sociedade, inclusive em forma de cursos e palestras, assim como acontece com o Café com Abracopel, que conta sempre com um tema de interesse para engenheiros, eletricistas e donas de casa.
Além disso, temos uma equipe de diretores renomados em diversas áreas, onde, com suas experiências, estudos de casos, livros e artigos publicados, nos trazem respaldo técnico e prático.
Após ler o artigo acima, pense bem por que você deve confiar em um vídeo com mais de 100 milhões de visualizações, onde não há uma empresa e conhecimento técnico por trás e deixar de lado uma associação que tem como parceiros empresas com mais de 200 anos de experiência em todo o mundo?
Para isso existe o ESW Brasil, um evento que reúne estes profissionais experientes para levar até você o que há de mais atual na engenharia elétrica e suas ramificações, sem achismos ou experiências mirabolantes.
e acima o nome grifado e participe deste mega evento que acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro.
Confie, siga e compartilhe o que é correto, só assim a nossa sociedade será mais justa, segura e valorizada.
Siga-nos