E hoje foi dia de premiar a querida cidade de Itajubá. Querida porque é nesta cidade que está mais uma professora daquelas que marcam nossa vida, a PROF.A CLÁUDIA QUARESMA DA SILVA. Essa professora está conosco já a várias edições, sempre batalhando por seus alunos, inscrevendo trabalhos até sem apoio nenhum. Mas ela não desiste! Essa professora nos ajudou muito quando resolvemos incluir alunos PCD no projeto. Não sabíamos como agir, se deveríamos criar uma categoria exclusiva ou não. E ela foi enfática ao nos dizer que deveríamos julgar os trabalhos destes alunos da mesma maneira que julgávamos os outros. Que os alunos PCD não queriam ser tratados de forma diferente. Apenas que seria importante ter um botão ou uma caixinha para que os professores pudessem identificar seus alunos com deficiência e assim eles não ficassem s a questão da idade. 1x113c
E assim foi feito.
E pudemos ver que foi realmente a melhor solução. Identificamos os alunos PCD e os julgamos da mesma forma, e assim premiamos vários alunos nas cinco categorias. Tivemos desenhos, redações e vídeos incríveis de alunos PCD que foram classificados este ano.
Obrigada professora Cláudia, você, como sempre fez a diferença. E qual não foi nossa alegria em receber um desenho incrível de sua aluna que não somente ganhou na Etapa Regional Cemig, como pegou 2.o lugar na Categoria Nacional. O 2.o melhor desenho do Brasil é da aluna ALÍCIA MANUELLA LUDGERO DA SILVA, da E. M. PROFESSOR RAFAEL MAGALHÃES.
Também se classificaram os alunos: ISAC COLÓSIMO PELETEIRO em 18.o lugar e MARIANA LEONARDO PAES em 4.o lugar na Etapa Cemig.
A Prof.a Cláudia imprimiu os certificados de participação de todos os seus alunos que inscreveram trabalhos nesta 13.a edição e tivemos o prazer de entregar para cada um deles (vejam que fotos lindas na Galeria).
Presente ao evento, o Secretário de Educação de Itajubá, Júnior Fraga Bastos que, desde o início nos ajudou a encontrar um local bem bacana para premiar os alunos, já que a escola não tinha condições de nos receber. A cerimônia aconteceu em um Centro de Convivência da Prefeitura de Itajubá. Júnior conversou com os presentes, lembrando da importância da participação de projetos fora da grade curricular e de como estes projetos enriquecem o conhecimento e a vida destes alunos. Parabenizou a Prof.a Cláudia pelo empenho. Também presentes a diretora Eliane Framil Ferreira e a vice-diretora, Flávia Luiza Dias Fernandes Pereira, que agradeceram a presença de todos.
As famílias presentes foram uma emoção a mais. Não vieram somente as famílias dos alunos classificados, mas também de todos os alunos participantes. Muita alegria para a Abracopel de ver a interação dos pais em nosso projeto. Agradecemos demais!
Representando a Cemig, Eustaquio do Nascimento Amorim estava muito emocionado com a premiação, pois foi ele quem esteve presente nesta escola fazendo palestra para estes mesmos alunos sobre os riscos com eletricidade. E ao ver o mural com os desenhos e as frases, ele se emocionou muito e nos disse: ‘É incrível ver que muitas das frases nestes desenhos saíram da minha palestra. Eles realmente prestaram atenção e aprenderam sobre os perigos da eletricidade!” É missão cumprida, certo Eustáquio? Sabemos bem como funciona esse sentimento!
Enfim, mais uma premiação inesquecível! Nos dando sempre a certeza de que este projeto não é somente o mais importante projeto de responsabilidade social dentro do setor elétrico brasileiro, mas é, principalmente, sobre pessoas, sobre sentimentos, sobre salvar vidas!