E iniciamos hoje, 26/11 as premiações em terras mineiras, cumprindo a Etapa Regional CEMIG, parceria desde o início deste projeto com a Abracopel. E iniciamos, não com uma premiação de 1.o lugar, e sim com premiações de medalhas e certificados na cidade de Natércia, sul de Minas Gerais. 5h5o1g
NATÉRCIA 6t665p
Esta pequena cidade de pouco menos que 5 mil habitantes já é uma veterana em nosso Projeto, afinal ano a ano a Escola Santiago Brum conquista medalhas e vencedores, tudo graças ao incentivo de uma professora muito especial que está conosco desde 2013, sim desde a 2.a edição deste projeto! A Prof.a Maria de Lourdes Lopes Arantes iniciou em nosso projeto com uma classificação entre 2.o e 10.o lugares, porém no ano seguinte, em 2014, venceu na categoria Redação (na época só existiam duas categorias Desenho e Redação). Na época, a Prof.a Lurdinha (como carinhosamente a chamamos) dava aulas em Heliodora, cidade vizinha. Quando mudou de escola para Natércia, levou o projeto com ela, e incentivou alunos e professores a participarem, desde então vem classificando seus alunos ano a ano, já tendo vencido nas etapas regionais Cemig e Nacional. A premiação em Natércia, ofereceu medalhas e certificado aos alunos classificados na Categoria Redação 1, SOPHIA BORELLI, RAYNARA SANTOS e LETÍCIA FERNANDES, orientadas pela Prof.a Lurdinha. Na mesma escola, premiamos na Categoria Redação 2, o aluno ALAN VILAS BOAS e na Categoria Vídeo, as alunas THAYSSA SILVA e LUANA VILAS BOAS SILVA, orientados pela Prof.a Maria Irene Junho.
Presentes na premiação pela CEMIG, José Firmo do Carmo Junior, Técnico em Segurança do Trabalho e Gestor da Segurança com a População, Ilva das Graças Ferreira Ribeiro, Assistente Social e o Agente de Relacionamento com o Poder Público Municipal, Willian Oliveira Xavier. Pela Abracopel, seu diretor executivo, Edson Martinho, a gerente e assessora de imprensa, Meire Biudes e o “Abracopel Junior”, João Alberto Martinho. Pela escola, a diretora Maria Cilene da Silva Mendes de Souza e as professoras premiadas.
Em sua fala, José Firmo, ou Juninho, como ele gosta de ser chamado, lembrou um trecho de uma das redações classificadas que falava em preservar vidas e que é exatamente isso que nos motiva e que levamos como missão: Preservar Vidas!
A Escola Estadual João Goulart Santiago Brum sempre nos acolhe de forma única e desta vez não foi diferente. Além dos alunos premiados, seus familiares prestigiaram a cerimônia e estavam super emocionados pela conquista de seus filhos.
Lembramos, durante a cerimônia, de que professores como a Prof.a Lurdinha fazem realmente a diferença na vida de seus alunos, fizemos questão de lembrar sua trajetória desde 2013 até hoje. Durante a cerimônia foram lidos dois trechos de redações classificadas e também a apresentação do vídeo. Natércia já faz parte do rol das escolas que moram em nossos corações e, certamente ano que vem nos veremos novamente!
HELIODORA 4f5j5u
Se tem uma escola que tem história dentro do Concurso esta escola de chama E.E. Prefeito Celso Vieira Vilela, na cidade de Heliodora. Nela, temos tido o prazer de premiar alunos desde 2013. Este ano Heliodora não fugiu à regra: o vencedor na categoria Redação 1 Etapa Cemig e 6.o colocado Etapa Naiconal, LUCAS EUZÉBIO DA SILVA, orientado pela Prof.a Idumea de Souza Ramos. Além do Lucas, se classificaram na Categoria Redação 2, as alunas GABRIELLY FREITAS e MAYANA CARVALHO, também orientadas pela Prof.a Idumea. Lucas e a Prof.a Idumea receberam um tablet, troféu e certificado. A escola recebeu um lindo troféu.
Compondo a mesa da cerimônia, além de José Firmo do Carmo Junior, Técnico em Segurança do Trabalho e Gestor da Segurança com a População, Ilva das Graças Ferreira Ribeiro, Assistente Social e o Agente de Relacionamento com o Poder Público Municipal, Elieser Grassi Ramos, todos representantes da CEMIG, Edson Martinho pela Abracopel, a vice diretora da escola, Gislayne Arantes Fernandes, representando o diretor Cassio Santos, Tamires Aparecida Santos Ferreira, representando a Secretaria de Educação.
Muitos alunos presentes na premiação para prestigiar a vitória de seus colegas. Na abertura tivemos uma linda apresentação do coral da escola que muito nos emocionou. Todos lembraram da importância do projeto, em sua fala José Firmo Junior, Juninho, lembrou a moçada presente da importância de respeitarem a energia elétrica, que é tão importante em nossas vidas, mas que causam enormes riscos. A Assistente Social da Cemig, Ilva Ribeiro falou da alegria de estar ali em uma cerimônia tão cheia de significados para todos, porque segurança com a eletricidade precisa sempre ser lembrada, ela contou que na área que atua ela vê o resultado dos acidentes envolvendo eletricidade, e que são sempre acidentes muito graves que, se não levam ao óbito, deixam sequelas horríveis, por isso a importância deste projeto em conscientizar a base de nossa sociedade, as crianças e adolescentes.
Uma presença muito nos emocionou na cerimônia, uma ex-aluna daquela escola que foi premiada em primeiro lugar na Categoria Redação em 2013, 2.o ano do Projeto. Isabelly Tibães lembrou que sua motivação inicial foi ganhar o tablet, já que não tinha recursos para comprar nenhum equipamento eletrônico e que fazia muita falta para seus estudos. Porém, depois que venceu o concurso sua vida mudou, pois entendeu o valor que tinha o seu esforço. Sua redação foi tão marcante, que Isabelly ainda tenta transformá-la em um livro! Vamos torcer para que este sonho se realize!
Saímos de Heliodora com aquela sensação gostosa e quentinha de dever cumprido! Uma pausa para o final de semana, mas segunda-feira, Vermelho Novo nos aguarda e, certamente, as emoções virão na mesma quantidade das premiações que faremos por lá!
GALERIA DE IMAGENS 341og
NATÉRCIA 6t665p