Com raio não se brinca! 6l3v18

Entramos no período das tempestades de primavera/ verão e, como sempre, os raios estão “a solta” pelo céu. 3s4k2s

As descargas atmosféricas aumentam a cada ano devido a diversos fatores, trazendo riscos não só à vida, mas também à estrutura e os serviços essenciais à população.

No Abracopel Alerta desta semana, falaremos sobre os últimos acontecimentos e também como se proteger dos raios sem cair nas garras das informações falsas e dos “produtos milagrosos”, que prometem proteger, mas não cumprem esse pape.

É importante ressaltar que para qualquer tipo de instalação do sistema de proteção contra raios, o cliente deve se munir de um projeto muito bem detalhado, como o gerenciamento de risco, por exemplo, documento imprescindível, assim como a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica assinada por um engenheiro eletricista.

Acidentes com pessoas em 2022 2d6s5l

Os acidentes com raios são dos mais diversos, assim como o que aconteceu no Pará, onde uma menina de 12 anos morreu ao ser atingida por um raio dentro de casa, ferindo também uma jovem de 17 anos. Ambas estavam próximas a uma tomada no momento da descarga elétrica.

Outro caso também foi de um professor de 27 anos, morador da zona rural de Cuiabá, que morreu após uma descarga elétrica também atingir sua residência.

Após o raio, o pai do professor ouviu um barulho vindo do quarto e, ao chegar, encontra o filho com o notebook aberto e ele morto.

É possível que a descarga tenha vindo pela rede elétrica e atingido o professor através do cabo conectado à rede.

E para que problemas como esse não ocorram, recomendamos que todos os equipamentos eletroeletrônicos estejam fora das tomadas e momentos de chuvas, e também não utilizar telefones ou celulares conectados à tomada.

Para mais detalhes de como se proteger, no Abracopel Alerta de janeiro deste ano demos diversas dicas para se manter seguro em período de tempestades.

Serviços públicos e prejuízos causados por raios 6w436f

Serviços públicos também já pararam de funcionar quando atingidos por raios e sem suas devidas proteções.

Isso aconteceu na linha férrea da SuperVia na baixada fluminense, no Rio de Janeiro, trazendo transtornos para ageiros e para a própria empresa.

Descargas atmosféricas ao atingirem a rede elétrica aérea, causam danos em efeito cascata, afinal, não se restringe apenas à interrupção no fornecimento de energia, mas também na queima de equipamentos essenciais de torre de controle ou até mesmo da própria composição (vagão).

Em fazendas, as perdas também são grandes. Em setembro, 38 vacas morreram no interior do Piauí e em outubro, 40 cabeças de gado morreram no interior de Tocantins, ambas atingidas por raios.

E mais um alerta importante que a Abracopel tem feito constantemente, é não confiar em todos os produtos que são vendidos  que prometem atrair ou dissipar os raios. Além disso, também alertamos quanto à busca correta de bons fornecedores, projetistas e que todos os materiais atendam normas vigentes no país, neste caso, a ABNT NBR 5419.

Se cuide neste final de ano!

Referência e créditos: capa e texto: Sem propriedade definida/Divulgação

Siga-nos
1 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

A ABB se faz presente em cada detalhe t5g31

Estamos na semana do natal e o melhor presente que podemos oferecer aos profissionais são informações sobre os…
Leia Mais

Mais um ponto de encontro para a sua segurança 226e3z

Regional Abracopel DF – Mais um ponto de encontro para a sua segurança em eletricidade Em 6 de…