Chega o final de fevereiro e todos ficam alerta: as chuvas de março já estão apontando e com elas os mais variados perigos. Enchentes, fios caídos, água invadindo as casas, causando infiltrações, instalações elétricas comprometidas. Nesta época, todo cuidado ainda é pouco. m125u
Se houvesse eletricidade na água, como você saberia? 1y2c2p
Imagine a cena, você está em um clube, dentro de uma piscina quando vê uma criança levando um choque ao tocar na barra de o à escada. Como assim, você pode estar se perguntando. Bem, meu amigo, saiba que uma iluminação inadequadamente instalada, ou aterramento feito de maneira incorreta e uma fiação defeituosa, são apenas algumas das maneiras pelas quais a tensão elétrica pode ser introduzida na água.
Acima demos como exemplo uma piscina, mas isso poderia acontecer em qualquer lugar onde houvesse água e eletricidade, como em uma enchente, por exemplo, onde a água entra nas casas e as pessoas circulam “livremente” tentando salvar seus pertences. Este também é um lugar onde pode haver choque elétrico.
Sem sinais de aviso 4p6p4a
Infelizmente não existem sinais de aviso visíveis em locais onde a água possa estar eletrificada.
Nadar em uma água eletrificada pode causar paralisia da pessoa, levando à incapacidade de movimentos. Devido a esse fato, a maioria das ocorrências de afogamento por choque elétrico são registradas erroneamente como “afogamentos”.
Para informação – O afogamento por choque elétrico ocorre quando a tensão elétrica presente na água a pelo corpo. Mesmo um baixo nível de tensão pode causar paralisia muscular, resultando em afogamento.
A eletricidade pode ser introduzida na água de várias maneiras como bombas, barcos ou iluminação com fiação inadequada, fios aterrados de maneira irregular ou corrente perdida no solo. A presença de tensão elétrica na água é invisível e, por isso é de suma importância ter cuidado em situações de risco, como na temporada de chuvas.
Dicas de segurança 6u3a32
Abaixo listamos algumas dicas que servem de alerta a fim de evitar problemas no contato de água com eletricidade.
#1- Procure manter as mãos secas ao manusear fios e plugues.
#2- Desconecte os aparelhos elétricos da tomada quando não estiverem em uso. E, ao sinal de chuva, se o local for alvo de alagamento, retire todos os equipamentos eletrônicos da tomada e desligue a chave geral;
#3- Mantenha os equipamentos eletrônicos longe de focos de água como em pias de cozinha ou de banheiros;
#4- Se possível, utilize equipamentos movidos à bateria em locais onde exista água;
#5- Solicite a revisão de sua instalação elétrica a cada cinco anos para se certificar que não existam problemas com elas e fazer as atualizações necessárias;
Cuidando das instalações elétricas, tendo responsabilidade e a informação correta, é possível evitar os riscos de um acidente elétrico.
Siga-nos