Estamos na semana da Campanha Nacional sobre a Segurança “Dia D”. (#ChoqueNão) 436g2q
Com conteúdos especiais em todas as redes da Abracopel e demais instituições, como: MPT – Ministério Público do Trabalho; CEREST – Centro de Referência à Saúde do Trabalhador, entre outros, o evento foi criado em 2019 e tem como data oficial o dia 27 de novembro.
Quais as recomendações antes de uma obra? 4x32i
Ter informações técnicas através de um profissional em segurança do trabalho é uma das ferramentas mais importantes para estes locais.
A APR – Análise Preliminar de Riscos é documento obrigatório e ele está presente nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
O responsável por esta documentação é o empregador e que visa a proteção dos trabalhadores, portanto, exija dele tais procedimentos.
Quais sãos os principais perigos nestas obras? k1b30
Abaixo, listaremos alguns pontos onde os acidentes são mais comuns e, que infelizmente são fatais; porém, com dicas que qualquer pessoa pode analisar previamente; neste caso:
- cuidado ao trabalhar perto de postes com transformadores;
- cuidado com redes aéreas de energia;
- atenção redobrada em fachadas de lojas, prédios ou residências;
- durante vistoria ou instalação de sistemas ou equipamentos próximos à entrada de energia em cabines primárias;
- necessita-se a intervenção da concessionária de energia local caso a sua segurança esteja comprometida;
- muito cuidado ao utilizar ou deslocar escadas;
- cuidado ao montar, desmontar ou deslocar os andaimes próximos à fiação;
- atenção ao transportar objetos metálicos longos, como: varas, barras, entre outros;
- utilize sempre o EPI adequado para cada tarefa;
- o mais importante: nunca subestime o poder de um choque.
Cuidado com as gambiarras. #ChoqueNão 3wr4r
Infelizmente, muitas pessoas trabalham sem EPI e com ferramentas não apropriadas quando o assunto é manutenção ou reforma que exija em algum momento o trabalho com eletricidade.
Alguns dão um “jeitinho” no quadro elétrico para ligar uma máquina de solda e trabalhar na manutenção de um portão, por exemplo, deixando fios expostos, disjuntores soltos e com perigo iminente de um acidente com o próprio profissional ou uma criança que possa transitar pelo local.
Toda a instalação elétrica precisa estar adequada, não apenas fios, tomadas, mas também com a instalação do DR – Diferencial Residual, equipamento importante que previne acidentes em caso de fuga de energia, agindo desta forma em questão de milissegundos.
Um trabalho seguro depende de todos nós, devemos estar sempre com um olhar atento, buscando profissionais certos e se aperfeiçoando a cada dia.
Para você poder acompanhar, os temas que serão abordados nesta campanha são:
23/11 – Acidentes com cabos caídos.
24/11 – Trabalho em altura? Cuidado com quedas e a rede elétrica.
25/11 – Acidentes com pipas.
26/11 – “Tuitaço” com a Hashtag #ChoqueNão às 12:00, compartilhe em todas as suas redes sociais e fiquem atentos aos telejornais, onde especialistas trarão dicas importantes sobre esta campanha.
Siga-nos