Como sempre dizemos, neste período de férias, todo o cuidado, com as crianças, ainda é pouco. 4s1c4r
Podemos notar, no artigo publicado pelo site hoje em dia, que as ocorrências com pipas, na rede elétrica, das cidades localizadas no Alto Tietê aumentaram 11,20%, somente nesta época de férias escolares.
Este é um assunto que está sempre em pauta, principalmente durante as férias. O elevado índice de acidentes decorrentes de pipas chega a assustar.
De acordo com um levantamento efetuado pela EDP, distribuidora de energia elétrica da região do Alto do Tietê, foram registradas 2.810 ocorrências no ano de 2018, enquanto em 2017 foram 2.527.
Dentre as cidades localizadas na região, a que teve o maior índice de ocorrências, 75% do total, foi Guararema.
Quando falamos em ocorrências com energia elétrica, estamos falando de desabastecimento de energia nas regiões, acidentes como curtos-circuitos e, até mesmo, acidentes fatais.
De acordo com a Abradee – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, as pipas foram responsáveis pela quinta maior causa de mortes relacionadas à energia elétrica no período compreendido entre 2009 e 2017.
Dados Estatísticos. 6f1l23
Como já trouxemos em outros artigos, os números levantados pela Abracopel, com relação aos acidentes de origem elétrica, envolvendo crianças e adolescente, continuam aumentando.
Dentre as causas, o resgate de pipas permanece em pauta e, infelizmente, os meses com o maior índice de acidentes são dezembro, janeiro e julho – meses em que as crianças estão de férias.
Graças ao grande trabalho que a Abracopel vem desempenhando durante estes anos, o número de acidentes de origem elétrica não está mais tão alarmante, mas ainda existem pessoas que precisam se conscientizar.
Vamos cuidar de todos nas férias. 1p2ks
Sempre alertamos as pessoas sobre como proceder para que problemas de ordem elétrica não ocorram. Neste caso, não será diferente.
Para minimizar o número de acidentes com as redes elétricas listamos algumas orientações:
#1 – Cerol – Todos sabemos que o cerol é proibido, pois trazem riscos para motociclistas e pedestres, mas o que muitas pessoas não sabem é que o cerol também oferece perigo no contato com a rede de energia. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo ocasionar um curto-circuito;
#2 – Pipas e a rede Elétrica – Oriente seus filhos e familiares a empinarem pipas longe da rede elétrica e em locais onde não exista a presença de nenhum cabo de energia, pois o contato com ele poderá ser fatal;
#3 – Não faça o resgate de pipas – Caso a pipa fique presa no fio elétrico, não tente resgatá-la, pois o choque, neste caso, poderá ser fatal;
#4 – Não arremesse nada da rede elétrica – Arremessar qualquer objeto para efetuar o resgate da pipa, poderá causar graves acidentes;
#5 – Relâmpagos – Em caso de relâmpagos e raios, recolha sua pipa imediatamente e nunca solte pipa em dias em que o vento está muito forte;
#6 – Materiais para confecção de pipas – Alguns materiais utilizados na confecção de pipas são condutores de energia e aumentam o perigo se entrarem em contato com a rede elétrica como, por exemplo, alumínio ou papel laminado;
Explique para as crianças que elas devem ficar distantes das redes elétricas, que não manuseiem aparelhos eletrônicos com os pés descalços ou com qualquer parte do corpo molhada.
A Abracopel procura conscientizar e informar a todos sobre os perigos causados pela eletricidade. Descaso, descuido ou a falta de conhecimento são as principais razões para que um acidente grave ocorra.
Se informe, associe-se à nossa causa e pratique a conscientização em sua cidade.