Entidade pretende levar a informação da segurança com eletricidade para todos os segmentos da sociedade em 2012 4j1y3e
Na última terça-feira, 27/09, a Abracopel realizou, pela segunda vez neste ano, seu café da manhã com segurança. Se no primeiro, em fevereiro, a prioridade foi apresentar as estatísticas de acidentes com eletricidade que a entidade compila desde 2007, mostrando dados e números inéditos para a imprensa, e também as ações realizadas em 6 anos de atividade para as empresas presentes; neste segundo café, o objetivo foi apresentar os projetos futuros que a Abracopel pretende realizar em 2012.
Além de alguns projetos já consagrados, como a 6.a edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo que, com o sucesso da 5.a edição, já está sendo vislumbrada a inscrição de grandes e importantes matérias de abrangência nacional vindas de importantes órgãos de mídia. Também, em 2012 será realizada a 3.a edição do ENADSE – Encontro Nacional Abracopel de Atualização de Docentes em Segurança com Eletricidade, que pretende superar a 2.a edição quando aproximadamente 100 docentes vindos de 14 diferentes estados se reuniram e puderam atualizar conhecimentos, conhecer todas as novidades em tecnologias e equipamentos, levando para suas escolas, material precioso para multiplicar entre seus alunos. O Encontro de Eletricistas, que volta a ter este nome e a encampar novos temas sugeridos pelos próprios profissionais e também o Seminário Eletrika Segura que, em 2012, se unirá ao Workshop de Normas deste ano e se tornará um evento mais abrangente para profissionais tanto da área elétrica quanto da área de segurança do trabalho; foram os novos projetos que despertaram curiosidade das diversas empresas que prestigiaram o evento.
Um deles é o Desafio do Eletricista, um evento em nível nacional que pretende, ao final, revelar quem é o Eletricista Seguro do Ano. Os profissionais inscritos participarão de várias provas teóricas e, posteriormente, os melhores serão convocados a testar seus conhecimentos em provas práticas que mostrarão os melhores profissionais. Este tipo de competição é extremamente saudável e incute no eletricista a importância de estar atualizado em todos os temas que se referem à eletricidade.
Outro projeto, novo e ousado, é o Concurso Nacional de Redação Eletricidade Segura. Sabemos que as crianças são os maiores e melhores multiplicadores de boas práticas. Assim, a Abracopel pretende agitar as escolas em todo o país incentivando as crianças a escreverem (e pesquisarem) sobre a importância da segurança com eletricidade. O projeto pretende fechar um círculo virtuoso, pois premiará não somente a melhores redações, como também o professor que orientará seus alunos e a escola que inscreveu aquele aluno. A ideia é oferecer como premio à APM da escola um valor em dinheiro para que seja feita uma reforma na instalação elétrica de acordo com as normas e, posteriormente, essa escola receberá um laudo de certificação da segurança das instalações da mesma, emitido pela Certiel Brasil.
Além destes grandes projetos, a Abracopel pretende investir nas informações ao comércio varejista com palestras de atualização profissional para os eletricistas e técnicos (clientes), bem como os vendedores e atendentes do mercado varejista de elétrica de forma a promover o maior entendimento da segurança e dos produtos seguros. A população também receberá informação através de palestras informativas sobre os riscos da eletricidade, com linguagem simples e lúdica para informar sobre como evitar os acidentes de natureza elétrica. Estas palestras serão realizadas em locais de grande afluência de público próximo aos home-centers ou lojas de materiais de construção (Sugestão: os shoppings com home-center) onde possam ser apresentadas as dicas de eletricidade e também como contratar serviços de eletricidade de forma segura. Durante a apresentação será aplicada uma pesquisa para saber sobre os acidentes mais comuns com origem elétrica, nas residências e ambientes de trabalho.
São projetos que buscam cobrir todos os setores da sociedade, levando a informação da segurança com a eletricidade em todas as partes, conscientizando a população desde a criança até a dona de casa, atualizando conhecimento dos profissionais do setor e também aqueles profissionais que atuam junto a eles, além dos docentes que são grandes multiplicadores.
A Abracopel sabe que se todos os projetos forem aprovados e encampados pelas empresas, 2012 será um ano de muito trabalho, mas, com certeza será um ano em que poderemos afirmar que muitas pessoas deixaram de se acidentar e até morrer por não lembrar que a eletricidade não tem cheiro e não tem cor, mas pode matar.
Siga-nos