Na última quarta-feira, 20/07, a Abracopel reuniu amigos, colaboradores, autoridades, empresários, entidades, profissionais de mídia e muita gente bonita e antenada para a cerimônia de premiação aos vencedores da quinta edição de seu Prêmio de Jornalismo. 1v1n2y
No palco do Itaú Cultural, local da premiação, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as incríveis matérias finalistas em 8 categorias: TV, Rádio, Revista, Jornal, Internet, Estudante, Empresarial e Artigo Técnico – mas também tiveram a oportunidade de se emocionarem com as apresentações de três ONGs convidadas pela Abracopel que abrilhantaram a cerimônia com muita simplicidade e, justamente por isso, um brilhantismo sem igual.
A Kibo-no-iê, entidade que assiste desde crianças até adultos com deficiência intelectual e física, provou que tudo é possível quando se tem boa vontade, solidariedade e amor ao próximo. Foram aplaudidos em pé por duas vezes pela platéia.
Outra ONG presente, a Futurong, que assiste crianças e adolescentes em áreas de risco, se apresentou por duas vezes: a primeira com uma Camerata composta por adolescentes e a segunda com o Taikô, uma espécie de tambor. Arrancaram muitos aplausos da platéia.
E a última ONG que se apresentou foi a PONTE, que trouxe alegria e descontração com uma apresentação de música e teatro, fazendo toda a platéia interagir.
Paralela a essas lindas apresentações, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, recebeu uma placa em homenagem aos serviços prestados em prol da segurança da sociedade e em especial, pela publicação da IT41, uma instrução técnica que verifica visualmente a conformidade de itens das instalações elétricas com as normas técnicas antes da emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
E enfim, a premiação dos finalistas ao 5.o Prêmio de Jornalismo e ao 2.o Prêmio Programa Casa Segura, teve os seguintes vencedores:
- Jornal – Luiza Caires (Folha de S. Paulo) – Para evitar curto-circuito.
- Revista – Paulo Martins (Potência) – Perigo mortal.
- Rádio – Humberto Martins (Programa Fator de Risco – Rádio Câmara/DF) – Cuidados no uso doméstico da energia elétrica. Parte 1 e parte 2.
- TV – Paola Carnevale e Felipe Shure (Mais Você – Rede Globo) – Perigos elétricos.
- Empresarial/Institucional – Cristina Veiga (Notícias em Rede) – Para evitar acidentes.
- Internet – Ricardo Pereira Mattos (Blog Ricardo Mattos) – Segurança das pessoas e o novo padrão de plugues e tomadas.
- Estudante de Jornalismo – Thais Vinhas (Portal do consumidor – Inmetro) – Segurança para enfeitar o Natal.
- Artigo técnico – Estellito Rangel Jr. (Incêndio) – A eletricidade como fator gerador de incêndios.
Além dos vencedores tivemos menções honrosas para as matérias que chegaram muito perto de vencer, são elas:
Jornal
- Júnia Leticia (Estado de Minas) – Ele pode salvar sua vida. Parte 1 e parte 2.
- Mirella Poyastro (Correio do Povo – RS) – Segurança nas tomadas e na rede elétrica. Parte 1 e parte 2.
Revista
- Bruno Versolato (Arquitetura & Construção) – Invista na elétrica.
- Luciana Freitas (Lumière) – Renovando as instalações.
- Weruska Goeking (O Setor Elétrico) – Segurança elétrica no limite.
Rádio
- Artemisa Alves de Azevedo (Rádio Nacional da Amazônia) – Cuidados com a fiação elétrica nas festas juninas.
- Sílvio José da Silva Júnior (Rádio Caraíba Fm 104,9 – GO) – Simples cuidados podem evitar tragédias. Parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5.
TV
- Lara Mota (Hoje em Dia – TV Record) – Todo cuidado é pouco quando se tem criança em casa.
- Sílvia Torres (Bahia Meio Dia – TV Oeste/afiliada Globo) – Irresponsabilidade e risco, os caminhos tortuosos do mau uso da energia elétrica.
- Wendell Rodrigues – (Jornal da Correio – TV Correio/afiliada Record) – Lições de uma criança.
Internet
- Mirna Zambrana (Portal IG – Delas – Casa) – Quando substituir a fiação?
E, ao final, a vencedora do Prêmio Programa Casa Segura, foi a vencedora da categoria Jornal, Luiza Caires, da Folha de São Paulo, com a matéria: Para evitar curto-circuito.
Os vencedores em cada categoria ganharam um Netbook e a vencedora do Prêmio Programa Casa Segura, levou um IPad para casa. Além disso, todos os vencedores e menções honrosas receberam um trofeu exclusivo feito pelo artista plástico Kiko Azevedo.
Foi uma festa para os olhos, a mente e o coração. E o saldo tirado foi a certeza de que a Abracopel trilha o caminho certo em seu objetivo pela mudança da cultura na segurança com eletricidade em nosso país.
Siga-nos