Parece absurdo falarmos que, em pleno século XXI, ainda são registrados casos de morte por choque elétrico e, o que é ainda pior, isso acontece dentro de suas próprias casas. 1a6o1b
Tomadas de três pinos foram criadas para auxiliar na segurança do usuário, mas parece que isso não fez nenhuma diferença, pois, de que adianta trocar uma tomada se a instalação elétrica permanece velha, obsoleta, e sem a ligação adequada à terra?
De acordo com dados divulgados no Anuário Estatístico da Abracopel, a Região Nordeste continua sendo a campeã em mortes por choque elétrico no Brasil. Só no ano de 2018, 261 pessoas morreram e, infelizmente, a maioria destas mortes aconteceram pela precariedade das instalações elétricas.
Veja também: TCC: TIPOLOGIA DOS ACIDENTES ELÉTRICOS NO BRASIL 651m5k
Como se proteger 57621f
Sempre alertamos, divulgamos, “atormentamos” com nossas informações semanais sobre todos os perigos que envolvem a eletricidade e as consequências por não utilizá-la corretamente, mas parece que, mesmo assim, as pessoas gostam de se arriscar.
Imóveis que possuem mais de dez anos, que ainda utilizam tomadas de dois pinos precisam sim ar por uma reforma.
Você pode pensar “é muito caro fazer uma reforma na minha instalação elétrica”. Mas o que é melhor, gastar um pouco agora para garantir a sua segurança, de seu patrimônio e de sua família ou esperar que o pior aconteça? Vale a reflexão!
Como saber se está na hora de eu reformar minha instalação elétrica. 4d6i21
Para não correr o risco de uma morte por choque elétrico, a instalação elétrica deve ser muito bem planejada e dimensionada, no momento de projetar um imóvel.
É comum que os moradores não saibam como está a atual situação da instalação elétrica do imóvel, por esse motivo, a contratação de um eletricista qualificado é de suma importância para efetuar essa verificação.
Mesmo que tudo esteja, aparentemente, funcionando, uma má instalação ou falta de reforma na instalação elétrica pode prejudicar tanto na sua conta de luz quanto na sua segurança.
Sinais de que uma reforma é necessária. 5q4q6k
Abaixo listamos alguns sinais que mostram que uma reforma elétrica deve ser feita. São eles:
- Fios desencapados – Se observar que existem fios desencapados ou em más condições, isso, com certeza, é um sinal que eles necessitam de uma substituição. É válido lembrar que são eles os responsáveis por conduzir a eletricidade, por isso é importante que sejam de qualidade e adequados aos seus equipamentos eletrônicos evitando possíveis problemas como curtos-circuitos;
- Fios esquentando – Ao notar que os fios, tomadas ou interruptores aquecem mais que o normal, é importante solicitar que um profissional qualificado faça uma avaliação a fim de identificar e corrigir o problema;
- Disjuntores desarmando frequentemente – Quando disjuntores desarmam ou fusíveis se queimam, é um claro sinal de que a instalação elétrica está sobrecarregada. Para ajustar a instalação, recomendamos, novamente, que solicite a presença de um profissional qualificado para efetuar uma avaliação;
- Cheiro de Queimado – Ao sentir um cheiro de queimado ou se notar fumaça e cabos derretidos, procure o mais rápido possível um profissional qualificado. Não utilize o equipamento eletrônico evitando assim que um incêndio aconteça;
- Choques elétricos – se você está tomando choques em locais como registro do chuveiro, porta de geladeira, entre outros, é um sinal que a instalação elétrica está com problemas. Além disso, o choque pode ser perigoso dependendo da intensidade da descarga elétrica. Mais uma vez, solicite um profissional para efetuar uma avaliação.
- Quedas de energia sem motivo aparente – Se as oscilações ou interrupções de energia acontecem com frequência, é importante verificar o que está acontecendo com a sua instalação elétrica. Uma queda brusca de energia pode danificar seus equipamentos eletrônicos, portanto, para que isso não ocorra, faça as revisões periódicas em sua instalação.
Prevenir ainda é melhor que remediar. k441q
Melhor do que esperar que os sinais ocorram, é possível tomar algumas medidas como ações preventivas, para evitar problemas futuros, além, é claro, de deixar você, sua família e seu patrimônio muito mais seguros.
- Quando viajar, procure desligar os aparelhos da tomada, principalmente aqueles que ficam em stand by, pois esses continuam consumindo energia da mesma maneira;
- Quando trocar uma lâmpada, procure desligar os disjuntores, bem como, a chave geral;
- Evite deixar cortinas e tapetes próximos aos fios elétricos;
- Nunca resolva problemas de ordem elétrica por conta própria, a não ser que você seja um profissional da área;
- Instalações elétricas antigas são mais propensas a terem problemas, pois, não foram dimensionadas para aguentar toda a carga dos equipamentos eletrônicos que temos atualmente, por isso efetuar a revisão da instalação elétrica a cada cinco anos é de suma importância.
Você pode notar que, em todas as dicas, sempre falamos sobre a solicitação de um profissional qualificado no local para efetuar a verificação de sua instalação elétrica. E por que isso? Porque pessoas, sem nenhum conhecimento ou qualificação, se arriscam, diariamente, para efetuar “pequenos serviços elétricos” e acabam colocando suas vidas em risco.
Conscientizar para educar d5e2d
A Abracopel continuará com sua missão de conscientização para educar a população para todos os perigos que envolvem a eletricidade.
Ainda sonhamos em, um dia, ter o Brasil reconhecido mundialmente como o primeiro país que possui estatística zero em acidentes elétricos.
E você, o que acha de participar dessa nossa causa? Sua colaboração é muito importante para nós, pois, quanto mais pessoas disseminarem a ideia de um país melhor, com certeza, ela será mais facilmente acatada por todos.
Contamos com sua ajuda, vamos evitar que a morte por choque elétrico aconteça, principalmente por um descuido!
Siga a @abracopel nas redes sociais, fique por dentro das novidades, palestras e seminários que divulgamos, associe-se à nossa causa. Seja você também, com orgulho, um abracopelense.
Vamos fazer do Brasil o país #estatísticazeroemeleticidade e #brasilzeroacidenteeletrico
Eletricidade é coisa séria, não brinque com a vida!
- Para saber mais sobre fios e cabos e www.qualifio.org.br e conheça a lista de fabricantes confiáveis que comercializam seus produtos no mercado brasileiro.
Siga-nos