A 1ª Conferência da ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, sai à frente mais uma vez e se torna pioneira em apresentar a realidade da infraestrutura das instalações elétricas no Brasil. 2v4h2
O evento aconteceu no último dia 10/02, e teve a participação de Edson Martinho, diretor-executivo da ABRACOPEL; Ênio Rodrigues, diretor-executivo do SINDICEL – Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos e Maurício Sant’Ana, secretário-executivo da QUALIFIO – Associação Brasileira pela Qualidade de Fios e Cabos Elétricos. O moderador do evento foi o diretor de marketing da ABRACOPEL, Orestes Rodrigues Jr.
A realidade da Infraestrutura das Instalações Elétricas 512126
Todo o trabalho apresentado neste evento, foi compilado após uma pesquisa realizada pela ABRACOPEL, que ficou a cargo de Danilo Ferreira, professor de sistemas de energia da Universidade de Mato Grosso e também diretor de comunicação da ABRACOPEL. Além dele, Walter Aguiar, engenheiro eletricista e diretor da ABRACOPEL MT, conselheiro do CREA/MT, também foi um dos responsáveis por toda a estrutura até compilação dos dados coletados através da votação de diversos profissionais espalhados pelo Brasil.
Como foi dividida esta pesquisa? o6u2m
Para esta pesquisa, foram disponibilizados três segmentos, sendo eles:
- Segmento 1 – Profissionais que atuam em indústrias, comércios de grande porte ou hospitais;
- Segmento 2 – Profissionais que atuam em comércios de pequeno porte, educação, serviços públicos e outros segmentos;
- Segmento 3 – Profissionais autônomos.
Agora, para analisarmos melhor estes dados, utilizaremos uma das perguntas descrita na figura 10.
“Os treinamentos de “segurança do trabalho” são úteis aos trabalhadores e podem reduzir ou manter baixos os índices de acidentes do trabalho”?
O que mais foi apresentado nesta conferência?
Além dos dados da pesquisa, apresentamos uma prévia dos números de acidentes com eletricidade levantados pela Abracopel e que farão parte do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica em 2022, ano-base 2021.
Também mostramos os resultados do monitoramento da qualidade dos fios e cabos elétricos certificados pelo Inmetro realizados pela Qualifio, lembrando que muitos acidentes ocorrem devido a produtos sendo vendidos sem estas certificações.
E, por fim, o número de apreensões de fios e cabos e empresas fechadas ou autuadas que trabalham de forma irregular no mercado, de acordo com ações realizadas pelo Sindicel.
Finalizamos com uma Reflexão
“Pequenas mudanças podem resultar em grandes avanços de segurança ao longo do tempo. Concentrar esforços em aplicações de novas tecnologias pode ser uma estratégia importante e eficaz para introduzir novas políticas, padrões e métodos seguros. Quando os equipamentos e processos são novos, há uma oportunidade de evitar a armadilha do: “mas nós sempre fizemos assim”. Depois que as mudanças forem aceitas, e atingirem uma massa crítica, espera-se que o fardo da resistência coletiva seja vencido e as melhorias no quesito segurança de serviços em eletricidade avancem exponencialmente.”
Para saber mais sobre esta conferência, em o link, assistam e tenham o aos dados desta pesquisa: https://bit.ly/3rGp7MB
Fique atento aos eventos e dicas da ABRACOPEL.
e o nosso TELEGRAM https://bit.ly/38pViFw
Referência:
Imagem de capa Abracopel
Imagem 1: Percepção de Segurança com Eletricidade
Siga-nos