A NBR 5410, atualmente a por estudos e mudanças. A norma que utilizamos hoje entrou em vigor em 2004, mas ou por correção em 2008. Nesta norma, já é orientado o uso do DR – Diferencial Residual. Mas, em determinadas regiões, inclusive nas grandes cidades, ele tem sido negligenciado. Como consequência disso, pessoas queridas, que servem à sociedade de forma solidária em outros aspectos, acabam morrendo. g1r5s
Este é o caso ocorrido na cidade de Pontes e Lacerda, a 448km de Cuiabá. Infelizmente, um choque elétrico, levou uma senhora a óbito.
Dona Geralda era muito conhecida pelo trabalho voluntário, principalmente por ajudar crianças nas festas anuais.
Assim como a Abracopel tem a função de SALVAR VIDAS alertando a população, a dona Geralda tinha a função de DAR ALEGRIA às crianças. Agora, fica apenas o legado que ela deixou para amigos, familiares e vizinhos.
Por que o relato dela neste Abracopel Alerta? 6k658
Em 2015, dona Geralda perdeu tudo em sua casa após um incêndio. Não sabemos ao certo qual foi o motivo disso, porém sabemos que ela conseguiu reconstruir o seu lar. Mas será que, desta vez, pensaram no DR?
Bem, a vida dela seria poupada deste infortúnio, caso tivessem utilizado o DR nas instalações. Isso nos leva a refletir em muitas outras coisas que poderiam ter causado este choque. Citamos, por exemplo: fios desencapados, uso de benjamins, tomadas próximo às torneiras e sem os devidos cuidados, extensões em excesso, entre outros.
Agora, vamos entender um pouco sobre este assunto, através de um artigo publicado em 2020 pela Abracopel.
“As consequências causadas pelo choque elétrico no ser humano podem ocorrer de forma direta e/ou indireta. As principais consequências diretas são: contrações musculares involuntárias, queimaduras variando das superficiais até mais graves, fibrilação ventricular, asfixia, parada cardíaca, anoxia (falta de oxigênio no cérebro), anoxemia (falta de oxigênio no sangue). As principais consequências indiretas são: quedas de alturas elevadas, fraturas, traumatismo, batidas, perda de membros. Em ambos os casos, na pior das hipóteses, o indivíduo submetido ao choque elétrico pode vir a óbito.”
Fonte: //como-funciona-o-dr/
E o que é contato direto e indireto? Vamos desenhar? 4v5i51
Em questão de milissegundos, o DR consegue bloquear a agem de energia. O uso desse pequeno dispositivo evita acidentes e mortes, inclusive como aconteceu com a dona Geralda.
E você, já analisou o seu quadro de distribuição interno para saber se há ou não o DR instalado?
Lembre-se: antes de instalar qualquer equipamento, é necessário cautela e buscar profissionais habilitados para tal.
Não confie em pessoas que não são do setor e que dizem: “Isso é fácil”, ou “Isso eu tenho experiência há 20 anos e nunca aconteceu nada”.
A vida é única, pessoas e animais morrem por falta de atenção e despreparo ao contratar pessoas que se aventuram em serviços que requer cuidados e experiência.
Matéria complementar da dona Geralda: https://www.folhamax.com/policia/idosa-morre-apos-levar-choque-fazendo-servico-domestico/307827
Siga-nos