A importância do Conjunto de Aterramento Temporário 1e676w

O aterramento é um elemento de segurança fundamental em uma instalação elétrica. 4j1h34

Para evitar reenergizações indevidas, quando existem profissionais trabalhando em instalações  desenergizadas, é necessário a utilização dos conjuntos de aterramento temporário1.

Segundo a norma regulamentadora nº 10 (NR 10) da Secretária do Trabalho do Ministério da Economia em seu item 10.3.6, “Todo projeto deve prever condições para a adoção de aterramento temporário”2.

Salvando vidas 5m59l

O conjunto de aterramento temporário é um dispositivo utilizado para segurança de profissionais do setor elétrico durante trabalhos em instalações desenergizadas, os protegendo contra eventuais reenergizações acidentais.

Esse conjunto é formado por garras metálicas conectadas a cabos ou barramentos que, por sua vez, são ligadas por condutores, normalmente cabos de cobre, a um eletrodo de aterramento já existente na instalação (imagem 1).

Imagem 1. Conjunto de aterramento temporário

Embora não seja um componente fixo da instalação elétrica, por ser um item de segurança,  a especificação do conjunto de aterramento provisório deve atender aos requisitos técnicos de onde será utilizado, já que poderá, caso seja necessário, conduzir correntes de curto-circuito, quando houver, por algum motivo, uma energização indevida.

A instalação correta garante sua segurança 515d5k

Como todo equipamento de segurança, um conjunto de aterramento temporário deve ser instalado segundo uma sequência bem definida, para que a sua própria instalação não provoque um acidente.

O conector à barra de aterramento deve ser corretamente fixado, sendo em seguida conectados, separadamente,  os conectores dos condutores do circuito onde será realizado o trabalho. Ao final dos serviços deve ser seguida a sequência inversa, quando o conector na barra de aterramento (proteção) será o último a ser retirado, sempre cabendo aqui reforçar, ao final do trabalho, antes que a instalação seja novamente energizada3.

Em algumas situações devem ser instalados mais de um conjunto de aterramento temporário (imagem 2), em função da configuração da rede, garantindo o aterramento tanto a montante quanto a jusante do local onde será realizado o trabalho.

Como os riscos da instalação ser indevidamente energizada enquanto se trabalha nela não podem ser desprezados, é fundamental a presença de um conjunto de aterramento temporário em manutenções em instalações elétricas, lembrando que aqui se trata justamente de trabalhos com instalações desenergizadas!

Imagem 2. Conjunto de aterramento temporário.

A Abracopel existe para falar de segurança com a eletricidade. Para que isso seja possível, ela conta com o apoio de empresas como a Leal Equipamentos de Proteção, que fornece produtos e serviços que protegem o trabalhador do setor elétrico, permitindo que ao final do dia ele retorne para casa com saúde e segurança.

Conheça mais sobre os conjuntos de aterramento temporário da Leal em  https://www.leal.com.br/produtos/trabalho-em-eletricidade/conjunto-de-aterramento-temporario

 

Referências.

1) MEIRA, Cide. O que é “Conjunto de Aterramento Temporário”? Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). //o-que-e-conjunto-de-aterramento-temporario/#:~:text=O%20conjunto%20de%20aterramento%20tempor%C3%A1rio,contra%20uma%20eventual%20energiza%C3%A7%C3%A3o%20acidental.

2) Secretária do Trabalho do Ministério da Economia NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade. https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-10.pdf

3) ORTIZ, Erica. Portal Universo Lambda. Aterramento temporário. https://universolambda.com.br/aterramento-temporario/

 

Crédito das Imagens.

1) Portal Universo Lambda.

2) Leal Equipamentos de Proteção.

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

ISO 50001, Sistema de Gestão da Energia 5i20l

A Norma ISO 50001, sobre Sistema de Gestão da Energia, foi criada no âmbito da ISO para a…
Investir em pesquisas nos dias atuais tem sido um desafio para grandes empresas e, se tem tecnologia, tem Finder envolvida. Com sede na Europa, a empresa foi fundada em 1954 por Piero Giordanino e, já à sua época, foi a primeira empresa a patentear o relé de impulso.
Leia Mais

Tem tecnologia? Tem Finder! 3c3jb

Em um mundo cada dia mais tecnológico e conectado, onde ascender luzes ou aquecer a água da banheira, é preciso pesquisa e instalações perfeitas, não apenas um produto de ponta. Por isso, nosso Blog hoje falará sobre o primogênito, o Relé de Impulso da Finder.