A última premiação dentro da Etapa Regional Equatorial aconteceu na UEB GOVERNADOR JACKSON KEPLER LAGO, e podemos dizer sem sombra de dúvidas que foi a premiação mais emocionante feita no Maranhão. 273q6x
O vencedor RAFAEL LOBATO BUNA, vencedor na Categoria Redação 1 e 5.o colocado na Etapa Nacional, aluno orientado pela PROF.A MARIA NATÁLIA DA SILVA AGUIAR, que nos contou que andou em todas as classes sugerindo a participação dos alunos neste projeto. Porém, somente o Rafael se interessou e nas palavras dela: “se empenhou muito em sua redação (um poema), que foi reescrito 5 vezes até ficar perfeito”. Ainda, segundo a professora, a inscrição foi feita ‘nos 45 do segundo tempo’, e graças a Deus, deu tudo certo!
Presentes no pequeno auditório da biblioteca da escola, os alunos da sala do Rafael e mais alguns alunos de outras salas da mesma idade ficaram em silêncio durante o depoimento da professora, e certamente em suas cabecinhas deve ter ado que eles também deveriam ter participado.
A diretora da escola, Ana Carla Ribeiro, que nos recebeu com muito carinho, disse que em algum momento eles não acreditaram que nós iríamos mesmo até a escola, que fica em uma região de periferia de São Luís. Então, o diretor da Abracopel, Edson Martinho, lembrou que em outra ocasião, no início do projeto, ele foi premiar uma escola que ficava no interior do Ceará, uma pequena cidade chamada Uruburetama, e que quando chegou, o professor premiado disse que os alunos não acreditavam que a premiação viria até a escola. E que na hora da premiação ele disse: ‘Eu não falei para vocês que valia a pena acreditar em seus sonhos? Olha só, a Abracopel veio de São Paulo até nossa cidade para premiar vocês!”
Mas todos se emocionaram quando a mãe do Rafael se manifestou na hora que seu filho estava recebendo a premiação, dizendo aos prantos do quanto estava orgulhosa de seu filho. Todos nos emocionamos às lágrimas.
Em sua fala, o Superintendente da Equatorial, Carlos Afonso, relembrou sua trajetória na escola pública, e de todos os obstáculos que precisou enfrentar para se formar. E que a reação daquela mãe era justamente por ver que seu esforço estava ali recompensado na vitória de seu filho. Carlos se emocionou muito, assim como todos nós.
Esse projeto é assim: para quem presencia as cerimônias de premiação, sentem ‘na pele’ a emoção e a importância de levarmos os prêmios até a escola. É um reconhecimento do esforço de todos: direção, coordenação, docentes, alunos e família. É justamente por isso que lutamos tanto e acreditamos ainda mais neste Concurso, ele muda vidas!
Agradecemos a incrível recepção que recebemos da escola e agradecemos ainda mais à Equatorial por estar conosco, juntos em todas as premiações. Temos a certeza de que tudo o que presenciaram mostrou a importância de chegarmos a ainda mais escolas e alunos das 7 áreas de concessão da empresa. O ano de 2025 promete e temos a certeza de que será inesquecível!
Vejam a galeria de imagens desta linda premiação: