A energia liberada por um arco elétrico é assustadora! A temperatura alcançada por ele pode atingir 20000°C, valor superior ao existente na superfície do sol1. 5fh
Um arco elétrico pode arremessar pessoas ou objetos até vários metros de distância.
A vestimenta correta 5c2d61
Um profissional da área elétrica trabalhando em sistemas energizados deve vestir trajes de proteção adequados para protegê-lo contra os efeitos nocivos de um arco elétrico, caso ele queira se manter íntegro, física e emocionalmente, após ser atingido pelo arco2 (imagem 1).
As vestimentas de proteção contra arcos elétricos utilizam fibras especiais e são fabricadas através de processos sofisticados, para que resistam ao calor gerado pelo arco e possam limitar ao máximo a parcela desse calor transferida para o corpo humano. Essas vestimentas, sua fabricação e os métodos para certificá-las, obedecem rigorosas normas técnicas3, já que elas evitam queimaduras, falência de órgãos e a morte de seres humanos.
Vestimentas, um EPI de destaque 2dq5o
Entre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a vestimenta antichama merece total destaque. Ela deve ser especificada através de um programa de redução de riscos que considere todos os riscos de fato existentes em um determinado local de trabalho (imagem 2).
Quem trabalha com a proteção de pessoas deve investir na conscientização de seus consumidores, para que eles tenham a real noção do que significa segurança.
Por esse motivo, a Abracopel agradece o apoio da Leal Equipamentos de Proteção ao X IEEE ESW Brasil, o único evento totalmente dedicado à segurança de quem trabalha com a eletricidade.
Tão importante quando fornecer vestimentas de proteção contra arcos elétricos é conscientizar os trabalhadores sobre a importância de utilizá-las corretamente. Conheça mais sobre as vestimentas de proteção da Leal em Leal – Produtos – Vestimenta de Proteção – Jaqueta de Segurança
Referências.
1) Visão global das normas internacionais e das normas americanas para o risco de arco elétrico. Blog Westex. https://br.westex.com/blog/normas-internacionais-de-arco-eletrico/
2) CAMPOS, Mateus Polito. Estudo da energia incidente do arco elétrico em quadros/painéis elétricos. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Engenharia Elétrica do CEFET/MG.
3) RÔMULO, Alan, SENGER Eduardo, FIGUEIREDO Maurício. Principais normas sobre os
riscos de arcos elétricos. Revista O Setor Elétrico. http://www.osetoreletrico.com.br/wp-content/s/2012/04/Ed73_fasc_arco_eletrico_cap2.pdf
Crédito das imagens.
1 e 2) Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).
Siga-nos