Em 2019 foram registradas 287 mortes, representando mais de 40% dos casos em todo o país. 4z5y
Acidentes em residências continuam no top do ranking 3i4s6u
Os choques elétricos que ocorrem nas residências ainda estão no “topo” do ranking de acidentes.
Ações simples como ligar uma televisão na tomada, uma cafeteira, ou colocar um celular para carregar, que são feitas diariamente, podem gerar acidentes colocando em risco a sua vida.
De acordo com os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica divulgados pela Abracopel, a região Nordeste é, ainda, o local que mais registra acidentes por choques elétricos.
Mas, por que eles continuam ocorrendo? 2x6t3w
Falta de atenção e desconhecimento são os fatores que mais levam as pessoas à morte.
Tocar em um equipamento eletrônico com alguma parte do corpo molhada, não prestar atenção que o fio da máquina de lavar está desencapado, antes de utilizá-la, utilizar benjamins para ligar vários equipamentos eletrônicos devido á ausência de tomadas, esses são alguns dos fatores que levam aos acidentes elétricos.
Muito acidentes podem sim ser evitados. Para isso, basta efetuar a manutenção periódica da sua instalação elétrica.
Devido à grande quantidade de equipamentos eletrônicos lançados diariamente, as instalações elétricas acabam ficando obsoletar muito rápido, necessitando de uma readequação e um novo dimensionamento.
Além disso, em residências mais antigas, a necessidade de uma readequação é de extrema importância, uma vez que as instalações elétricas também envelhecem com o ar do tempo.
Lembre-se: revise sempre sua instalação elétrica, não faça o uso inadequado de benjamins, extensões e Ts, não execute nenhum serviço elétrico se não possui conhecimento, procure sempre chamar um eletricista qualificado para executar o trabalho.
Nós, da Abracopel, continuaremos lutando pela conscientização para os perigos da eletricidade.
Aproveite, seja um Abracopelense, tenha o a diversos materiais exclusivos e aprimore seus conhecimentos na área. Contamos com você para reduzir o número de acidentes ocasionados pela eletricidade no Brasil.
Siga-nos