Água e eletricidade não combinam. 33681i

A água é uma boa condutora de eletricidade, além de ser nociva à conservação de elementos metálicos de uma instalação elétrica. Evitar que a água, e outros líquidos, alcance onde não deveria chegar é função da infraestrutura da instalação, que deve ser adequada a esse objetivo. 2j3j4h

Água em contato com as instalações elétricas 3h4q2s

Instalações elétricas ao tempo estão sujeitas às chuvas. Em outros casos temos sistemas submersos ou muito próximos a tanques, reservatórios, lagos ou mar. Nesses casos será imprescindível evitar que líquidos, ou mesmo a umidade, entrem em contato com partes energizadas da instalação ou alcancem componentes suscetíveis a corrosão. Este objetivo só pode ser alcançado utilizando-se uma infraestrutura adequada (imagem 1).

Imagem 1. Conectores devem proteger as instalações elétricas contra água ou umidade.

A presença de água é uma influência externa em uma instalação elétrica, apresentada no item  4.2.6.1.4 da norma técnica ABNT NBR 5410:2004/20081, que indica 8 diferentes condições dessa presença no ambiente da instalação, AD1 a AD8, variando de desprezível até submersão.

Essa classificação vai orientar as características dos componentes da instalação, como o grau de proteção de invólucros ou prensa cabos e o tipo de isolação de linhas elétricas. Mas além desses pontos fundamentais, o responsável por instalações em locais úmidos, com grandes variações de temperatura, ou submetidos constantemente a jatos d’água, deve estar atento também à capilaridade de fios e cabos, resultado da interação das moléculas d’água com a cobertura do condutor, algo nocivo, mas não tão conhecido assim.

Um equipamento excepcional c2o1t

Para evitar que através do efeito capilar a água ou umidade alcancem o interior de invólucros aparentemente vedados, foi desenvolvido pela Techno o sistema anti-condensação, que fornece uma barreira protetora para instalações em locais sujeitos a condensação (imagem 2).

 

A Techno do Brasil fornece os conectores mais apropriados para proteger instalações elétricas contra os efeitos diretos e indiretos da água ou outros líquidos. Eles evitam que máquinas e equipamentos falhem devido à curtos-circuitos ou corrosão, especialmente em indústrias alimentícias, portos ou câmaras frigorificas. A água é vida, mas pode ser prejudicial para uma instalação elétrica. Por isso sempre que as duas estiverem presentes use a linha de conectores da Techno do Brasil. Conheça mais sobre eles em https://technodobrasil.com.br/

 

Imagem 2. Conectores xDRY® da Techno com sistema anti-condensação.

Referência.

1) ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida:2008. Instalações elétricas de baixa tensão, https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=10146

Crédito das imagens.

1) Chamada e imagem 1. Techno do Brasil, https://technodobrasil.com.br/

2) Imagem 2. xDRY, http://www.xdry.it/en/home/

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também 5w4b1b
Leia Mais

EXPLORE TODO O SEU POTENCIAL E APRENDA A PROGRAMAR O NOVO MINI CLP FINDER OPTA k2qu

IoT dentro da indústria 4.0 já ganhou a sigla IIoT, ou, Internet das Coisas Industrial.  Com foco na conectividade M2M, o IIoT permite que as indústrias tenham mais eficiência e confiabilidade em suas operações.  Portanto, o crescimento do IIoT complementar à Indústria 4.0 será cada vez mais exponencial, conectando redes, compartilhando dados e conectando dispositivos inteligentes, permitindo que tudo isso funcione. 
Leia Mais

As festas “julinas” ainda continuam. 363o4b

Apesar de já estarmos no mês de julho, em algumas regiões do país as festas “julinas” continuam acontecendo.…