- Versão
- 25
- Tamanho do Arquivo 7.20 MB
- Contagem de arquivos 1
- Data de Criação 13/02/2024
- Última Atualização 13/02/2024
TCC - Diretrizes para adequação das instalações elétricas em baixa tensão de edifícios na cidade de São Paulo à NBR 5410/2004. 1p5r3s
Por Paulo Roberto Alvarez Spindola - 2018 1cp6f
As instalações elétricas compõem um sistema fundamental ao funcionamento do edifício, que ainda dá e a outros subsistemas, assim o cuidado com sua adequação às mudanças normativas e às manutenções corretivas e preventivas, tornam-se vitais para o uso adequado e seguro da edificação.
O presente trabalho propõe diretrizes para a adequação das instalações elétricas em baixa tensão baseando-se na norma vigente, a NBR 5410/2004, ressaltando seus aspectos de inspeção, tanto visual quanto os ensaios elétricos, e a manutenção corretiva, de forma a reparar algum sistema ou componente danificado, como para adequar os componentes às prescrições atuais da norma.
Através da análise da inspeção visual e dos ensaios elétricos, elabora-se o diagnóstico e o prognóstico, priorizando e planejando as ações a serem executadas para a adequação das instalações.
Uma vez que as instalações estejam em conformidade, propõe-se um plano de manutenção preventiva sugerindo sua periodicidade, o que e como inspecionar, atendendo aos requisitos da norma vigente, formando a memória técnica das instalações elétricas prediais do edifício.
O conjunto de diretrizes propostas, podem ser aplicadas a qualquer edificação habitacional, mormente as edificações mais antigas cujos projetos tiveram como base a norma NB3 de 1941 ou a de 1960, por divergirem muito dos preceitos preconizados pela norma vigente.
Através da implementação da metodologia proposta pode-se detectar as não conformidades e propor soluções minimizando os riscos que as instalações elétricas inadequadas podem causar tanto aos usuários quanto ao patrimônio.